O Palácio do Planalto está organizando um evento para a primeira semana de abril com o objetivo de simbolizar uma virada na administração do presidente Lula e conter a diminuição de sua popularidade.
A iniciativa consiste em reapresentar as ações implementadas nos dois primeiros anos de governo e ampliar a compreensão da população sobre elas.
Como já foi mencionado pela CNN, a gestão Lula deverá trocar o slogan atual "União e Reconstrução" por uma nova frase que reflita suas entregas. A definição sobre a nova identidade ainda não foi finalizada. Desde que assumiu em janeiro o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, o publicitário Sidônio Palmeira dedicou-se a analisar as dificuldades enfrentadas pelo governo, concluindo que, apesar de "muito foi feito", a população não percebe adequadamente essas atitudes.
Para solucionar essa questão, o ministro sugere que as iniciativas sejam reapresentadas de forma simplificada e direta, destacando seus efeitos na vida dos cidadãos. Um exemplo claro disso seria converter em imagens a quantia do programa "Pé-de-Meia", que, em 2024, distribuiu uma bolsa de R$ 200 para 4 milhões de alunos do ensino médio.
A abordagem de comunicação do governo é pautada em conceitos que evocam um "Brasil virando a página" e um "país da prosperidade". Entretanto, o aumento da inflação dos alimentos e do custo de vida tem contribuído para a diminuição da popularidade do governo. Atualmente, o presidente Lula enfrenta a probabilidade mais baixa de aprovação em seus três mandatos. Uma pesquisa recente da AtlasIntel/Bloomberg, divulgada na última sexta-feira (7), revelou que a avaliação negativa da administração cresceu, com 50,85% dos participantes considerando o governo ruim ou péssimo, enquanto apenas 37,6% o veem como bom ou ótimo.