Na cerimônia de posse realizada nesta segunda-feira (10), Gleisi Hoffmann, a nova ministra de Relações Institucionais, reafirmou seu compromisso em apoiar as pautas econômicas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). "Chego aqui para colaborar com todos os ministros e ministras, com a consciência do meu papel, que é da articulação política. Eu estarei aqui, ministro Fernando Haddad, para ajudar na consolidação das pautas econômicas desse governo, as pautas que você conduz e que estão colocando novamente o Brasil na rota do emprego, do crescimento e da renda", declarou Gleisi durante a cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva.
A nova ministra também reconheceu o trabalho de sua antecessora, Nísia Trindade, que deixou a pasta da Saúde, e cumprimentou Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, e Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde. "Estarei aqui, ministro Rui Costa, nosso chefe da Casa Civil, para dar apoio e execução aos programas de governo que você coordena e que foram, com sua competência, rapidamente reestabelecidos em dois anos. Quero cumprimentar a ministra Nísia Trindade… a companheira Nísia tem todo o nosso eterno reconhecimento pelo seu trabalho no Ministério da Saúde, na reconstrução de um sistema de saúde que havia sido devastado pelo negacionismo", enfatizou a nova ministra, elogiando a contribuição de Trindade na saúde pública.
Em sua fala, Gleisi também destacou a importância de estabelecer um relacionamento respeitoso com os líderes do Legislativo, mencionando os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), que estavam presentes na cerimônia. "Obrigada por suas presenças, por suas manifestações de estímulo e pela acolhida. Precisamos ter uma atuação conjunta, em defesa do povo e do país. Presidente Hugo e presidente Alcolumbre… com vocês, quero manter uma relação respeitosa, franca, solidária e direta. Não tenham dúvidas, estarei sempre aqui para conversar, ouvir críticas e acolher sugestões", afirmou Gleisi.
Gleisi Hoffmann assume a função em substituição a Alexandre Padilha, que deixou a Secretaria de Relações Institucionais para liderar o Ministério da Saúde, após a saída de Nísia Trindade. A posse de Padilha foi oficializada simultaneamente com as mudanças que fazem parte da reestruturação no primeiro escalão do governo de Lula. Há expectativa de novas alterações nos cargos ministeriais devido à pressão por mais representatividade de partidos do Centrão no governo, em troca de apoio nas votações no Congresso.