Embora possa parecer que foi ontem, alguns carros lançados no Brasil completam 10 anos em 2025. Dentre os modelos apresentados ao longo desses anos, quatro continuam em produção na mesma geração que estrearam em 2015: Jeep Renegade, Toyota Hilux, Renault Oroch e Volvo XC90. Contudo, todos esses veículos passaram por pelo menos uma reestilização desde seu lançamento.
Vamos relembrar agora os principais veículos que chegaram ao mercado brasileiro em 2015, analisando seu impacto e suas atuais condições no segmento automotivo.
O Jeep Renegade foi um marco na popularização da marca no Brasil e se destaca como o primeiro da lista de lançamentos de 2015. Com seu design inovador para a época, o SUV compacto contava com motores de 1.8 flex de 132 cv e 2.0 turbo diesel de 170 cv. Na última década, o Renegade passou por duas reestilizações (em 2018 e 2022) e atualizou seus motores, agora sendo oferecido com o 1.3 turbo flex, que teve sua potência ajustada para 176 cv para atender às novas normas do Proconve PL8.
Lançado pouco depois do Renegade, o Honda HR-V também desempenhou um papel crucial na transformação do mercado de SUVs no Brasil. Seu sucesso fez com que ele se tornasse uma alternativa sólida ao Ford EcoSport, que dominava o segmento até então. O HR-V, que chegava com motor 1.8 flex de 140 cv, atualmente se encontra em sua segunda geração no Brasil.
A Toyota Hilux é a picape média mais vendida do país, e sua geração lançada em 2015 continua ativa até hoje. A caminhonete recebeu algumas atualizações, mas mantém a mesma base. Na sua estreia, era equipada com o motor 2.8 turbo diesel de 177 cv, que recebeu um aumento de potência ao longo dos anos. Posteriormente, entrou em linha uma versão com motor 2.7 flex de 163 cv, que foi descontinuada aqui.
O Renault Sandero R.S é um modelo que deixou muitas saudades. Lançado em 2015, este carro esportivo foi desenvolvido pela divisão de performance da Renault, apresentando um motor 2.0 flex de 150 cv, além de modificações na suspensão e nos freios. O câmbio de seis marchas enfatizava sua proposta mais esportiva.
A picape compacta Renault Oroch chegou com a missão de lançar um novo segmento, inicialmente sob o nome Duster Oroch, por ser um derivado do SUV Duster. Embora tenha perdido a distinção do nome na reestilização de 2023, a Oroch ainda tenta encontrar seu espaço no mercado, especialmente após a introdução da Fiat Toro, que dominou a categoria desde 2016. Recentemente, o modelo também teve retirada do motor 1.3 turbo de 170 cv de sua linha.
O Volvo XC90 é um SUV impressionante que se destacou por seu design elegante e pela capacidade de acomodar até sete passageiros. Com quase uma década no mercado, o XC90 permanece como um dos carros mais sofisticados da Volvo, mantendo-se relevante e com uma aparência atraente.
Encerrando nossa lista, temos o Volkswagen up! TSI, um modelo que poderia se tornar um clássico. Embora não tenha sido um sucesso estrondoso em vendas, sua versão TSI foi fundamental para popularizar motores turbo em veículos compactos no Brasil. Com um motor de 105 cv, o up! TSI ajudou a mudar a percepção do consumidor sobre motores turbo, um conceito que havia enfrentado resistência no passado.
Esses sete carros ilustram excelentes representações do que foi lançado no Brasil em 2015, mostrando sua evolução e permanência no mercado. Agora que relembramos esses modelos, qual deles é o seu favorito? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com quem também ama o universo automobilístico!