O crescimento do ciclismo em Londres teve um aumento expressivo, superando 50% em apenas dois anos, impulsionado por uma ampla expansão da infraestrutura e políticas eficazes de redução da poluição. Em outubro de 2024, o número diário de ciclistas no Square Mile, o centro financeiro londrino, subiu para 139 mil, uma notável alta de 56% em comparação aos 89 mil ciclistas registrados em 2022. Este aumento reflete uma mudança significativa no comportamento de deslocamento da população, onde as bicicletas agora representam 56% do tráfego nas horas de pico.
Crescimento do Tráfego de Bicicletas O aumento na circulação de ciclistas é evidente: atualmente, para cada automóvel, existem duas bicicletas nas ruas do Square Mile. Este fenômeno é causado em parte pela popularidade das bicicletas compartilhadas sem estação, que quadruplicaram seu uso, agora representando 16% do total de ciclistas. As autoridades de transporte atribuem essa mudança à implementação de novas ciclovias e ao fortalecimento da Zona de Emissões Ultrabaixas (ULEZ), que diminuíram significativamente os níveis de dióxido de nitrogênio e o tráfego de veículos.
Os dados também apontam que 75% do tráfego na área é composto por pedestres, ciclistas e usuários de dispositivos de mobilidade, como patinetes. Este crescimento segue a tendência observada entre 2023 e 2024, quando o ciclismo na região aumentou em 12%, conforme relatado pelo Transport for London.
Ainda que o crescimento seja animador, as autoridades alertam para desafios como a necessidade de mais infraestrutura segura, especialmente em cruzamentos movimentados. Projetos como a rede Cycleway já superaram a marca de 400 km e continuam em expansão para melhor atender a demanda crescente por rotas de ciclismo seguras.
As expectativas para o futuro são otimistas, com a prefeitura de Londres projetando que os ciclistas possam representar 60% do tráfego até 2026. Isso inclui novas rotas que irão conectar áreas como Rotherhithe e Peckham, consolidando Londres como uma capital europeia em mobilidade sustentável.
Indicador | 2022 | 2024 | Variação |
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Ciclistas diários | 89 mil | 139 mil | +56% |
Bikes dockless | 4% | 16% | 4x |
Tráfego de carros (pico) | 35% | <28% | -20% |
Essa transformação no ciclismo londrino destaca não só uma mudança nos hábitos de transporte dos cidadãos, mas também um importante passo em direção à sustentabilidade e à redução da poluição na capital britânica.