O recente anúncio de tarifas de 25% sobre todos os carros importados para os Estados Unidos, feito pelo presidente Donald Trump, trouxe um novo cenário competitivo para a indústria automobilística americana. Essa medida, que entra em vigor entre abril e maio, abrange não apenas os veículos importados de outros países, mas também aqueles fabricados por nossos vizinhos próximos. Enquanto a tarifa pode encarecer a compra de novos e usados carros, ela parece criar um ambiente favorável para a Tesla, fabricante que produz todos os seus veículos no território americano.
A imposição das tarifas ocorre em um momento crucial para a Tesla, que enfrenta desafios variados, inclusive protestos relacionados ao posicionamento político de seu CEO, Elon Musk. Embora a empresa tenha tentado aumentar suas vendas por meio de promoções e cortes de preços, os números de 2024 indicam uma queda nas vendas em comparação ao ano anterior, refletindo um panorama complicado.
Por outro lado, a estrutura da Tesla a isenta da tarifa sobre importação, uma vez que todos os seus modelos vendidos nos Estados Unidos são fabricados nas fábricas de Fremont, Califórnia, e Austin, Texas. No entanto, cerca de 20% a 30% dos componentes usados na produção são importados, o que poderá impactar os custos de produção.
Competidores como a Ford e a General Motors se deparam com uma situação menos privilegiada. A Ford fabrica seus modelos Mustang Mach-E e Maverick híbrida no México, enquanto a GM produz os modelos Blazer e Equinox EVs também fora dos Estados Unidos, implicando que seus veículos estarão sujeitos à nova tarifa. Além disso, a Hyundai, que tem se destacado com suas ofertas de veículos elétricos, também enfrenta um cenário difícil, já que a maioria de seus carros é produzida na Coreia do Sul.
Outras montadoras emergentes como Rivian e Lucid Motors, que, assim como a Tesla, não precisarão lidar com tarifas de importação em seus veículos, ainda enfrentam a questão das tarifas sobre os componentes que importam, o que complica ainda mais sua margem de lucro. Essas empresas, que ainda operam em prejuízo, encontram-se em uma posição vulnerável para absorver esses custos adicionais.
Com a introdução das tarifas, a possibilidade de aumentos de preços para veículos elétricos oferecidos por outras marcas em comparação ao modelo da Tesla é concreta. Essa vantagem pode se acentuar ainda mais com o lançamento iminente do novo veículo elétrico de menor custo da Tesla, previsto para dentro de alguns meses. As tarifas foram anunciadas como sendo permanentes, mas como ocorre frequentemente nas políticas de Trump, é prudente prever que ajustes e mudanças podem surgir ao longo do tempo.