Gene Hackman, renomado ator vencedor do Oscar, e sua esposa, Betsy Arakawa, foram encontrados sem vida em sua residência no Novo México na quarta-feira (26), acompanhados de seu cachorro. As circunstâncias em torno das mortes foram qualificadas pelas autoridades como 'suspeitas o suficiente' para respaldar uma investigação detalhada. Até o momento, as causas das mortes permanecem desconhecidas. Os corpos do casal foram encontrados em quartos separados e não apresentaram sinais de trauma externo, conforme relatado pelas autópsias iniciais e pela polícia, que também não identificou sinais de vazamento de monóxido de carbono ou gás natural.
O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, informou que os investigadores ainda não conseguiram estabelecer se Hackman e Arakawa faleceram simultaneamente. Contudo, ele indicou que ambos provavelmente estavam mortos há alguns dias, possivelmente até semanas. 'Parece que foram vários dias, possivelmente até algumas semanas', afirmou Mendoza, ressaltando que determinar a hora exata do óbito pode ser desafiador, conforme destacaram especialistas à CNN.
Hackman, que tinha 95 anos, é reconhecido por sua atuação em clássicos do cinema como 'Operação França', 'Momentos Decisivos', 'Os Imperdoáveis' e 'A Firma'. Sua esposa, Betsy, era uma pianista clássica, com uma diferença de idade significativa de três décadas quando comparada ao seu marido.
Os corpos do casal foram descobertos por trabalhadores de manutenção na residência pouco antes das 14h, no horário local, segundo o depoimento do gabinete do xerife obtido pela afiliada da CNN, KOAT. Um informante entrou em contato com a polícia ao avistar, por uma janela, duas pessoas aparentemente inconscientes dentro da casa, mas sem poder acessar o local. O autor da ligação expressou preocupação: 'Não, cara, eles não estão se movendo. Melhor enviar alguém aqui rápido.'
Ao chegarem, as autoridades descobriram o corpo de Betsy no chão de um banheiro, próximo de um frasco de remédios laranja com comprimidos dispersos ao redor. O relatório identificou sinais evidentes de morte, incluindo decomposição corporal significativa e inchaço facial. O corpo de Hackman foi encontrado em condições similares, ao lado da cozinha, também sem sinais claros do que teria ocasionado a sua morte. Uma bengala e óculos de sol foram encontrados ao seu lado, e a polícia suspeita que ele teria caído repentinamente. Além disso, um cachorro pastor alemão foi encontrado sem vida no banheiro, em uma caixa, enquanto outros dois cães saudáveis estavam presentes na propriedade.
O xerife Mendoza revelou que os trabalhadores de manutenção não tinham contatado os donos da casa por um período de mais de duas semanas, sugerindo que o falecimento do casal poderia ter ocorrido antes de serem descobertos. Apesar de a condição dos corpos fornecer indícios gerais sobre o tempo de morte, essa estimativa pode ser difícil de apurar, conforme destacado por um especialista que não está diretamente envolvido no caso. 'Em situações ideais, é possível ter uma ideia de quanto tempo eles estão mortos, mas em geral, essas circunstâncias raramente estão presentes', afirmou o Dr. Kendall Crowns, legista-chefe do condado de Tarrant, Texas.
A Dra. Priya Banerjee, especialista em patologia forense, complementou que até mesmo uma autópsia completa não é suficiente para determinar a hora específica do óbito, ressaltando que a investigação muitas vezes depende de evidências eletrônicas coletadas pela polícia, como registros telefônicos. 'Com frequência, quando se passa mais de alguns dias, podem existir evidências externas que não foram coletadas', observou a médica.
A causa da morte de ambos continua sob investigação. O gabinete do xerife mencionou que as circunstâncias que cercam o falecimento são consideradas 'suspeitas o suficiente' para justificar uma busca e investigação completas. Mendoza expressou cautela, afirmando que, embora não haja evidências de crime até o momento, a possibilidade não pode ser completamente descartada. 'Estou bastante confiante de que não há crime com base na falta de evidências, mas, claro, não estamos descartando essa possibilidade.'
Bombeiros que compareceram ao local não localizaram sinais de vazamentos de monóxido de carbono ou qualquer situação de envenenamento. Além disso, uma equipe especializada em gás não identificou problemas nas linhas de gás da residência. Hackman e Arakawa haviam se mudado para a área de Santa Fé mais de uma década antes de sua aposentadoria, quando o ator decidiu se afastar da vida pública aos 74 anos. Em entrevista à Architectural Digest em 1990, Hackman compartilhou que havia uma 'certa mágica' sobre sua nova casa, que oferecia vistas deslumbrantes das montanhas e estava situada em uma localização isolada.
Os laudos de autópsia e toxicologia ainda estão pendentes. Testes de monóxido de carbono e toxicologia foram solicitados para o casal, e o porta-voz do Gabinete do Investigador Médico do estado, Chris Ramirez, indicou que as conclusões sobre a causa da morte podem levar de quatro a seis semanas, enquanto os exames toxicológicos podem demorar ainda mais, dependendo da carga de trabalho do laboratório.
A família de Hackman expressou sua tristeza pela perda, declarando em um comunicado que estão 'devastados'. 'É com grande pesar que anunciamos o falecimento de nosso pai, Gene Hackman, e sua esposa, Betsy. Ele foi amado por milhões ao redor do mundo e será profundamente sentido por nós como pai e avô.'
Hackman será homenageado no próximo domingo durante a cerimônia do Oscar. Informações revelam que a apresentação incluirá uma homenagem a sua contribuição ao cinema, sendo uma parte reconhecida da seção 'In Memoriam'. Não estão claros os detalhes, mas menciona-se que talvez uma referência ao falecimento do ator seja feita de maneira roteirizada por algum apresentador, como Conan O’Brien.
Ao longo de sua carreira, Hackman conquistei dois Oscars e recebeu indicações em cinco ocasiões. O primeiro prêmio foi por sua performance em 'Operação França', de 1971, e o segundo por seu papel como Little Bill Daggett no aclamado filme 'Os Imperdoáveis', dirigido por Clint Eastwood, em 1992.