O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já compartilhou com aliados a intenção de concorrer à presidência em 2026. Fontes próximas ao governador afirmam que Tarcísio está totalmente a favor dessa jornada política, desde que receba o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, um fator que ainda é incerto.
A possibilidade de Tarcísio na corrida presidencial está atrelada às negociações entre Bolsonaro e seus apoiadores, especialmente considerando o atual momento delicado na popularidade do presidente Lula, conforme indicado por pesquisas do Datafolha.
A candidatura de Tarcísio depende fundamentalmente da aceitação e do endosse de Bolsonaro, que também tem suas próprias metas políticas em vista. A verdadeiro cenário deverá se desdobrar caso Lula declare sua candidatura. Se Lula optar por se candidatar, existe a expectativa de que Bolsonaro escolha apoiar Tarcísio. Em contrapartida, se Lula não seguir esse caminho, Bolsonaro poderá decidir por lançar um de seus filhos ao invés disso.
Com isso, a direita pode enfrentar um cenário de múltiplas candidaturas, resultando em um eventual pacto de não-agressão no primeiro turno. Essa fragmentação não será benéfica, pois pode diluir as chances dos candidatos que representam essa ala política.
Entre os nomes que podem disputar o espaço da direita estão: Eduardo Leite (PSDB), Ratinho Júnior (PSS), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), entre outros. Além disso, existe a menção de dois outsiders, Pablo Marçal (PRTB) e Gusttavo Lima, que para a direita parecem estar fora da corrida devido a questões pessoais ou legais que podem impedi-los de se lançar.
Esse cenário político, com suas diversas possibilidades, promove uma discussão fervorosa no campo político, enquanto os aliados de Tarcísio aguardam os desdobramentos das interações entre Bolsonaro e seu grupo. A situação está em constante transformação e as alianças podem mudar rapidamente.
Por ora, o futuro político de Tarcísio de Freitas permanece em análise, e a expectativa é que suas decisões sejam baseadas em um ambiente político que está em um estado de fluxos e mudanças. Os próximos meses serão decisivos para moldar a política nacional e as candidaturas que virão à tona nas eleições de 2026.