Na última quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez o anúncio do lançamento de um conjunto de itens temáticos: um lenço e uma gravata. A iniciativa tem como objetivo presentear autoridades e reforçar a identidade da Corte. O preço unitário da gravata está fixado em R$ 384.
As novas peças possuem estampas que fazem alusão ao STF e foram introduzidas durante uma sessão, onde Barroso não perdeu a oportunidade de fazer uma brincadeira sobre o tema. Ele destacou que se trata de uma iniciativa brincalhona chamada "STF Fashion". Ao comentar sobre a gravata, ele pontuou: "Faço apenas um registro. O novo departamento é o STF Fashion".
Os itens foram concebidos como forma de retribuir a cortesia de autoridades que já presentearam o Supremo. Durante a apresentação, Barroso frisou a importância de reconhecer essa troca de gentilezas e comentou: "Nós recebemos muitas visitas ou visitamos muitos lugares em que as pessoas nos dão presentes. Portanto, foi uma forma que encontramos, gentil, de retribuir os presentes que recebemos".
O ministro Barroso também fez questão de mencionar que a gravata é adornada com o símbolo do STF e que o lenço é igualmente elaborado, destacando a beleza do modelo, como o que estava utilizando a ministra Cármen Lúcia. Ele declarou: "Nós lançamos uma gravata do Supremo Tribunal Federal, que todos estamos utilizando. E para as mulheres, um lenço belíssimo, como o que está com a ministra Cármen Lúcia".
A nova coleção do STF, embora apresentada de forma leve e descontraída, traz um simbolismo importante. Além disso, segundo a administração da Corte, todas as informações sobre as compras poderão ser acompanhadas no Portal da Transparência, reforçando a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Com isso, o STF busca não apenas inovar em sua comunicação visual, mas também estreitar os laços institucionais ao mesmo tempo em que se posiciona sobre o uso de recursos públicos.
Por fim, a apresentação e o conceito por trás dessa iniciativa ilustram como o STF pretende se aproximar ainda mais da sociedade, utilizando a moda como uma ferramenta de comunicação e afeto. Além de serem itens que promovem a imagem do Supremo, a gravata e o lenço também podem ser vistos como um passo à frente na forma como as instituições tradicionais interagem com a sociedade contemporânea, sempre com um toque de humor e informalidade.
Esta proposta inusitada certamente despertará interesse e discussões entre os cidadãos sobre o papel do STF e como ele se comunica com o público. Não deixe de compartilhar sua opinião sobre a nova coleção do STF nos comentários!