Lula e Putin dialogam sobre o cenário global
Presidente brasileiro demonstrou \"preocupação\" com a situação internacional e indicou intenção de viajar para a Rússia em maio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira (27), por telefone, sobre o cenário global com a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, e sobre uma solução para o conflito com a Ucrânia. \"Hoje conversei com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar de temas da agenda global e entre nossos países. Na ligação, reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz, a preocupação com o cenário internacional e seguir na busca por uma solução para o conflito na Ucrânia. Também falamos sobre o BRICS, sob a presidência brasileira neste ano, e a necessidade de facilitar o comércio e os investimentos entre os membros do bloco\", afirmou Lula no X (antigo Twitter).
Um dos focos do telefonema, a guerra entre Rússia e Ucrânia se iniciou em fevereiro de 2022 após uma \"operação militar especial\" russa em território ucraniano. Segundo o governo brasileiro, a conversa entre os dois presidentes ocorreu por volta das 10h30 desta segunda.
\"Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema\", informou o Planalto.
No telefonema, Lula também indicou que deve viajar para a Rússia em maio. Ele agradeceu o convite russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio. De acordo com o Planalto, Putin \"demonstrou satisfação com a perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia\".
Os dois chefes também falaram, segundo informações do Kremlin divulgadas no Telegram, sobre a atual situação global, considerando a nova administração de Trump, nos Estados Unidos. O presidente norte-americano tem feito apelos pelo fim da guerra na Ucrânia. Na sexta-feira (24), como a CNN mostrou, Putin afirmou que \"a crise na Ucrânia\" poderia ter sido evitada se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estivesse no poder na época em que o conflito começou.
Em relação à parceria estratégica entre os dois países, também foi falado sobre perspectivas para o comércio e economia, com planos para compromissos em \"vários níveis\", conforme informações do governo russo. Também foi tratado sobre as atividades do Brics. O Brasil assumiu neste ano a presidência rotativa do bloco. Em 2024, o grupo foi comandado pela Rússia. No telefonema, os presidentes falaram sobre a \"disposição mútua\" de coordenar suas posições \"de perto\" em toda a agenda do grupo.
A Cúpula dos Brics deste ano está prevista para julho, no Rio de Janeiro. O grupo é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia. O ingresso da Indonésia foi celebrado por Lula e Putin nesta segunda.Tags: Lula, Putin, Ucrânia, BRICS, Comércio Fonte: www.cnnbrasil.com.br