Na última sexta-feira, 18 de abril de 2025, São Paulo ativou um estado de alerta para alagamentos em resposta às intensas chuvas que atingiram a cidade. O sinal de alerta foi emitido às 14h45, afetando bairros como Penha, Itaquera e Arthur Alvim na Zona Leste, além de Campo Limpo e M'Boi Mirim na Zona Sul. As fortes chuvas ocasionaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica, deixando cerca de 68 mil pessoas sem luz.
A causa das chuvas intensas está relacionada a instabilidades atmosféricas que trouxeram calor e umidade à região. Embora a Defesa Civil já tivesse emitido alertas sobre a possibilidade de pontuais pancadas de chuva fortes, a magnitude do evento superou as expectativas. A falta de energia elétrica foi um dos desafios enfrentados pela população, com aproximadamente 50 mil pontos afetados.
Para o fim de semana, a previsão é de uma frente fria que deve provocar chuvas mais abrangentes no sábado, seguidas por uma massa de ar seco e frio no domingo, o que deverá reduzir a intensidade das chuvas. A Defesa Civil recomenda que aqueles que planejam viajar durante o feriado mantenham atenção redobrada, devido ao risco de alagamentos e a possibilidade de condições adversas nas estradas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo está monitorando a situação de perto. Até o momento, apesar das inundações, as autoridades afirmaram que ainda não existem áreas intransitáveis na cidade. As equipes se mantêm em alerta, prontas para agir caso a situação se agrave.
A recente onda de chuvas e alagamentos em São Paulo ressalta a importância da preparação e resposta rápida das autoridades. A população deve continuar atenta às previsões meteorológicas e seguir as orientações oferecidas para assegurar a segurança de todos. O desafio continua à medida que as próximas chuvas se aproximam, exigindo vigilância constante.