O presidente de Singapura, Tharman Shanmugaratnam, anunciou a dissolução do parlamento no dia 15 de abril, dando início formal ao processo de preparação para as eleições gerais de 2025. A decisão, recomendada pelo primeiro-ministro Lawrence Wong, marca um momento crucial na política do país, com a Nomination Day programada para o dia 23 de abril e a votação podendo ocorrer a partir de 3 de maio, após um período de campanha de pelo menos nove dias.
As eleições gerais que se aproximam prometem ser um evento de grande importância, especialmente com as recentes revisões nas fronteiras eleitorais. O Comitê de Revisão das Fronteiras Eleitorais divulgou um relatório no dia 11 de março, onde foram apresentadas cinco novas ou renomeadas Grupos de Representação Constituinte (GRCs), resultado de mudanças populacionais e desenvolvimentos habitacionais recentes. Este cenário acirrado e dinâmico deve prometem um nível elevado de competição política nas próximas eleições.
O Partido de Ação Popular (PAP), atual partido governante, está se preparando para trazer uma nova leva de líderes políticos, anunciando que mais de 30 novos candidatos serão apresentados nas eleições. Este número representa o maior recorde de novos rostos em tempos recentes, incluindo a participação de membros da próxima geração de lideranças do partido. As estruturas de campanha já estão em andamento, com o PAP iniciando suas atividades eleitorais por meio da equipe do primeiro-ministro Wong, que fez sua apresentação para a GRC de Marsiling-Yew Tee.
As eleições de 2025 não só prometem um período acirrado de campanha, mas também têm o potencial de moldar o futuro político de Singapura. Com a introdução de novos candidatos e a reestruturação das fronteiras eleitorais, tanto o partido governista quanto os opositores devem intensificar suas estratégias para engajar o eleitorado. O resultado das eleições terá repercussões significativas nas direções políticas que o país poderá tomar nos próximos anos, instigando debates e mobilizações em diversos setores da sociedade.