O ator James Van Der Beek, conhecido pelo seu papel em Dawson's Creek, fez uma poderosa reflexão sobre sua batalha contra o câncer colorretal estágio 3 ao comemorar seu aniversário no dia 8 de março. Em um vídeo postado no Instagram, ele falou sobre a experiência difícil que vem enfrentando desde que recebeu o diagnóstico.
No mês de novembro, James revelou sua condição ao público em entrevista à revista People. "Eu tenho câncer colorretal. Estive lidando com esse diagnóstico de forma privada e tomando medidas para resolvê-lo, com o apoio da minha incrível família", afirmou. "Há motivos para otimismo, e eu estou me sentindo bem."
De acordo com a American Cancer Society, o câncer colorretal se origina no cólon ou no reto, e pode ser chamado de câncer de cólon ou câncer retal, dependendo de onde se inicia. Este tipo de câncer é o terceiro mais comum diagnosticado em homens e mulheres nos Estados Unidos.
Pouco depois de anunciar sua condição, James teve que antecipar a divulgação da notícia pois outra mídia estava prestes a publicar a história. "Não existe um manual sobre como anunciar essas coisas, mas eu planejava conversar sobre isso em detalhes com a revista People em breve... para aumentar a conscientização e contar minha história em meus próprios termos. Mas esse plano teve que ser alterado quando fui informado de que um tabloide iria divulgar a notícia", disse ele.
Meses depois, no dia do seu aniversário, James compartilhou como o câncer impactou sua vida familiar e seu casamento, além de atualizar seus seguidores sobre seu estado de saúde. Ele e sua esposa Kimberly têm seis filhos: Olivia, 14, Joshua, 13, Annabel, 11, Emilia, 8, Gwendolyn, 6, e Jeremiah, 3.
"Hoje é meu aniversário, e tem sido o ano mais difícil da minha vida", ele refez em sua postagem no Instagram. "Queria compartilhar algo que aprendi com vocês."
O ator continuou refletindo: "Quando eu era mais jovem, costumava me definir como um ator, o que nunca foi realmente satisfatório. Depois me tornei um marido, e isso foi muito melhor. Então, me tornei pai, e isso foi o auge."
"Naquele momento, eu pude me definir como um marido, pai e provedor amoroso e forte. E por muito tempo, essa definição me parecia boa para a pergunta: 'Quem sou eu? O que sou?'"
Este ano, James mencionou que teve que encarar sua própria mortalidade e, em um momento introspectivo, percebeu: "Eu tive que me deparar com a morte. Todas aquelas definições que eram tão importantes para mim foram tiradas de mim."
Ele também comentou que o tratamento impactou sua vida em casa, em seus papéis de marido e pai. Ele não podia mais ser um marido que ajudava a esposa ou um pai que pegava seus filhos e os colocava na cama. "Eu não podia ser um provedor porque não estava trabalhando. Eu mal conseguia cuidar da terra que somos tão sortudos de viver", explicou.
"E então me deparei com a pergunta: 'Se eu sou apenas um cara magro e fraco, sozinho em um apartamento com câncer, quem sou eu?' Meditei sobre isso, e a resposta veio a mim. Eu sou digno do amor de Deus simplesmente porque existo. E se eu sou digno do amor de Deus, não deveria eu também ser digno do meu próprio amor? O mesmo é verdade para você."
"Enquanto navego por este portal humano rumo à recuperação, quis compartilhar isso com você, pois acredito que essa revelação que tive é, em pequena parte, devido a todas as orações e amor que foram direcionados a mim", concluiu James.
Ele ainda fez um apelo para que todos repitam para si mesmos: "Você é digno de amor." Essas palavras ressoam profundamente e nos fazem refletir sobre a importância do amor próprio e do suporte mútuo.