O Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão (SAG-AFTRA) atualizou seus membros sobre a situação das negociações relacionadas às proteções de inteligência artificial (IA) para atores de videogame. Apesar de algum progresso, o sindicato aponta que ainda existe uma "distância frustrante" a ser superada nas discussões com o grupo de negociação do setor de jogos, que inclui representantes das principais empresas de jogos AAA.
Recentemente, o SAG-AFTRA apresentou um gráfico que destaca as discrepâncias entre suas propostas e as da outra parte. Entre os pontos ainda em debate estão:
Embora a lista de tópicos em disputa seja extensa, o SAG-AFTRA confirma que alguns acordos provisórios foram alcançados, como em questões de bônus e remuneração mínima. No entanto, a carta do sindicato aos seus membros expressa preocupação com as percepções de que as partes estão próximas de um consenso, quando na verdade consideram que ainda há um longo caminho a percorrer. O diretor-executivo nacional e negociador-chefe do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, reforçou essa mensagem aos associados, alertando sobre as dificuldades impostas pela greve e a necessidade de resistir a abordagens que possam comprometer os direitos dos artistas.
“Com seus projetos previamente assinados se arrastando pelo pipeline de produção, os empregadores estão sentindo o aperto da greve, já que os membros do SAG-AFTRA que trabalham com videogames continuam unidos e se recusam a trabalhar sem as proteções adequadas”, alertou Crabtree-Ireland, fazendo um apelo à responsabilidade no setor.
Em resposta, a porta-voz do grupo de negociação do setor de videogames, Audrey Cooling, declarou que eles propuseram um acordo que inclui aumentos salariais de mais de 15% para os artistas representados pelo sindicato, além de melhores condições de saúde e segurança e compensações por uso de performances em outros jogos. Cooling expressou otimismo quanto à possibilidade de retomar as negociações para alcançar um acordo.
A greve, que já dura oito meses, foi principalmente motivada pela falta de consenso sobre os direitos em relação à inteligência artificial, apesar de a maioria das outras 25 propostas já terem sido confirmadas por ambas as partes. Os efeitos dessa greve já se fazem sentir, com relatos de jogadores observando NPCs sem vozes em jogos como Destiny 2 e World of Warcraft.
Além disso, episódios recentes mostraram que dubladores de jogos, como os de Zenless Zone Zero, foram substituídos sem aviso prévio, o que evidencia ainda mais a tensão atual dentro da indústria.
A situação continua em desenvolvimento, e muitos esperam que as próximas negociações possam trazer um resultado favorável tanto para os artistas quanto para as empresas do setor game.
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