São Paulo está avançando rapidamente para se posicionar como o principal centro da indústria de games no Brasil. O Governo do Estado e a Prefeitura têm intensificado os investimentos no setor para fomentar o mercado de jogos. Com iniciativas em qualificação profissional e suporte a eventos como a gamescom latam, as autoridades públicas visam um crescimento econômico significativo na área nos próximos anos.
Atualmente, o mercado brasileiro de games é um dos maiores globalmente. O Brasil ocupa a quinta posição em número de jogadores, com mais de 103 milhões de gamers, conforme os dados mais recentes da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Em termos de receita, o país é o décimo maior mercado do mundo, tendo movimentado US$ 2,7 bilhões em 2022, de acordo com informações da consultoria Newzoo. Para este ano, as previsões indicam um faturamento de US$ 3,5 bilhões, com uma parte significativa desse valor projetada para o estado de São Paulo, dependendo dos investimentos públicos. "Esse é um setor que a gente vê que possui o futuro do trabalho e que podemos potencializar cada vez mais na nossa cidade. A gente viu que o segmento de games está dentro do setor de economia criativa, que ao todo, gera mais de 200 mil empregos na cidade de São Paulo. Ou seja, games estão ligados à tecnologia, design, arte, e diversas outras áreas que estão no DNA de São Paulo", afirmou Armando Júnior, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Canaltech.
A área de games passou a fazer parte do contexto da Economia Criativa desde maio de 2024, com a entrada em vigor do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos (Lei 14.852/24). Desde essa mudança, o setor ganhou novas possibilidades de investimentos, conforme detalhado por Armando.
Conforme Júnior, a prefeitura está prestes a inaugurar um hub de games no centro da cidade de São Paulo, que tem como objetivo se tornar a "sede do setor de games no Brasil". O espaço será desenvolvido para:
As informações mais recentes da Abragames revelam que já existem mais de 1.000 estúdios brasileiros dedicados ao desenvolvimento de jogos. Um exemplo é Mullet Madjack, um game FPS que atraiu atenção em 2024 e que chegará ao Xbox Game Pass no dia 13 de março. Este jogo, desenvolvido pela Hammer95 Studios e publicado pela Epopeia Games, é um roguelite com estilo retrô, avaliado com nota 10 no Steam. Espera-se que esse tipo de investimento pela Prefeitura e pelo Governo do Estado leve a novos sucessos no cenário dos jogos brasileiros.
A segunda edição da gamescom latam, a versão latina de um dos eventos de games mais populares do mundo, acontecerá de 30 de abril a 4 de maio, com o apoio da Prefeitura e do Governo de São Paulo. Este ano, o evento trará várias novidades, incluindo estreias do Steam e até mesmo a participação de um executivo da Pokémon em um evento desse tipo na América Latina. As mudanças incluem um novo espaço, que ampliará a área do festival de 25.000 m² para 60.000 m².
Para a Prefeitura de São Paulo, o aumento no número de empresas expositoras, visitantes e espaço físico é uma oportunidade promissora de novos negócios e atração de turistas, o que pode fortalecer a economia local. "Nessa segunda edição potencializada, ainda maior, a expectativa é a melhor possível, que venham pessoas do Brasil inteiro para cá, vivenciar o setor de games, vivenciar a cidade de São Paulo. A cidade de São Paulo é a cidade dos negócios, é a cidade dos eventos e as pessoas vêm para cá para curtir o evento e a cidade", concluiu Júnior.
Leia mais no Canaltech