Kim MacAskill, ex-diretora de narrativa do PlayStation, levantou uma polêmica ao criticar a ausência de créditos para os roteiristas do jogo Until Dawn, no filme que estreou em 25 de abril de 2025. A crítica de MacAskill destaca que, enquanto o filme menciona que é baseado no jogo, ele não reconhece individualmente os desenvolvedores que trabalharam arduamente na criação da narrativa.
Ainda que a petição para dar créditos aos criadores tenha apenas 167 assinaturas até o momento, a iniciativa já gerou uma onda de apoio nas redes sociais. MacAskill manifestou sua indignação afirmando que "os desenvolvedores do jogo dedicaram anos para criar algo incrível" e que o público merece saber quem são as mentes por trás dessa obra. Além disso, ela questionou abertamente as políticas de créditos da Sony, revelando que, quando era funcionária, nunca teve a garantia de controle ou reconhecimento sobre as propriedades intelectuais que ajudou a criar.
O descontentamento de MacAskill não vem sem precedentes na indústria de jogos. O caso suscita comparações relevantes com adaptações de jogos que receberam um reconhecimento mais robusto. Por exemplo, a série The Last of Us, que é baseada na obra da Naughty Dog, fez questão de creditar tanto o estúdio quanto seu criador, Neil Druckmann. Essa diferença na forma como as adaptações são tratadas levanta questões sobre a valorização dos criadores na indústria dos games e o reconhecimento de suas contribuições.
Esse incidente pode ter repercussões muito maiores dentro do setor de jogos. A busca de MacAskill por reconhecimento não é apenas uma questão de justiça para os envolvidos em Until Dawn, mas um chamado à atenção para que as empresas de jogos reconsiderem suas políticas de créditos em projetos futuros. O reconhecimento dos criadores é fundamental, especialmente em um tempo onde as adaptações de jogos para outras mídias se tornam cada vez mais comuns.
A abordagem desigual de reconhecimento sugerida por McAskill poderá instigar mudanças nas práticas correntes, motivando uma reavaliação sobre como as empresas tratam a propriedade intelectual e a contribuição de seus desenvolvedores. Este pode ser um momento crucial para a indústria, onde o reconhecimento das contribuições individuais é rapidamente necessário para assegurar que todos os criadores recebam o devido crédito pelo seu trabalho. O ambiente de jogo está evoluindo, e a pressão por justiça e reconhecimento é uma parte essencial dessa evolução.