O Volkswagen Tera, o novo SUV compacto da Volkswagen, já chama a atenção do público PCD (Pessoas com Deficiência) em busca de opções acessíveis e isenções fiscais. Com o objetivo de servir como modelo de entrada da marca, o Tera promete um bom custo-benefício e um pacote competitivo de equipamentos. Mas a questão que fica é: ele será elegível para todas as isenções disponíveis?
Para que um veículo seja adquirido com todas as isenções fiscais voltadas para PCD, é necessário que o preço esteja dentro do limite de R$ 120 mil. Esse teto está estabelecido por lei para permitir isenção total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e parcial de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Se o valor do carro exceder esse limite, apenas a isenção integral do IPI será aplicada, deixando de lado a isenção parcial do ICMS.
A Volkswagen ainda não publicou oficialmente a tabela de preços do Tera, mas estimativas indicam que as versões de entrada devem se encaixar dentro do limite necessário para abranger todas as isenções. Por outro lado, as versões mais equipadas, que têm preços mais altos, provavelmente não atenderão a esse teto de R$ 120 mil, limitando a elegibilidade para isenções.
Caso a Volkswagen mantenha a estratégia utilizada em outros modelos, as versões mais acessíveis do Tera devem ser mais viáveis para o público PCD. A versão de entrada, possivelmente chamada de MPI, que vem com um motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio manual, deverá ter um preço em torno de R$ 100 mil, tornando-se elegível para todas as isenções fiscais. Contudo, pode não ser a escolha ideal para quem busca mais conforto, já que conta apenas com transmissão manual.
A configuração 170 TSI, com motor que gera 116 cv e 16,8 kgfm de torque, é vista como uma opção mais atraente. Esta versão poderá ser encontrada tanto com câmbio manual quanto automático, mantendo-se provavelmente dentro do limite de R$ 120 mil. Estimamos os preços em R$ 115.990 para a versão 170 TSI manual e R$ 119.990 para a versão 170 TSI automática, destacando esta última como a alternativa mais vantajosa para o público PCD.
A partir da versão 170 TSI automática, os preços devem ultrapassar o teto de R$ 120 mil. Isso implicará restrições nos benefícios fiscais, pois os compradores poderão apenas contar com a isenção integral de IPI e não terão direito à isenção de ICMS.
É importante ressaltar que a Volkswagen frequentemente oferece bônus adicionais para o público PCD como complemento à isenção de IPI, o que pode tornar algumas versões mais caras do Tera mais invitativas, mesmo que não incluam a isenção de ICMS. Em outros modelos, como o T-Cross, a marca já concedeu descontos de até 15% além da isenção integral de IPI.
Analisando a situação específica do estado de São Paulo, caso a versão de entrada do Tera se confirme com preço inferior a R$ 120 mil, os compradores PCD terão direito a uma série de isenções fiscais: isenção total de IPI, isenção parcial de ICMS e isenção parcial do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Além disso, existe a possibilidade de solicitar a isenção do rodízio municipal na capital paulista.
Por outro lado, para versões que excederem o limite estabelecido pelo governo para o ICMS, os benefícios serão limitados. Nessas configurações, os compradores poderão contar apenas com a isenção de IPI e a isenção do rodízio municipal em São Paulo.
Se você está curioso para saber mais sobre os detalhes oficiais do Volkswagen Tera, convidamos você a acessar nossa matéria de apresentação do modelo e ficar por dentro de todas as novidades!