O Explorer Nº1, um imponente navio da BYD, está de volta ao Brasil. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, essa embarcação tem capacidade para transportar até 7.000 veículos. A atracação ocorreu no porto Portocel, localizado em Aracruz, Espírito Santo, na última quinta-feira, 27, e trouxe um novo lote de carros eletrificados da renomada marca chinesa.
Essa é a segunda viagem do Explorer Nº1 ao país. O navio partiu de Ningbo, na China, e fez paradas rápidas em Singapura e Port Louis antes de chegar a Aracruz, onde irá abastecer as concessionárias da BYD com carros das linhas Dolphin, Song e Yuan. A travessia levou aproximadamente 40 dias, marcando mais um capítulo na expansão da marca no Brasil.
Segundo informações da BYD, a embarcação trouxe um total de 5.524 carros, entre modelos elétricos e híbridos. Este novo lote visa atender à demanda crescente até que a fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, inicie suas operações, programadas para o segundo semestre de 2025.
A equipe do CT Auto teve a oportunidade de acompanhar de perto a chegada do Explorer Nº1. Além disso, os repórteres puderam conhecer as impressionantes instalações do navio, que transportou uma tripulação de 22 pessoas de diversos países, incluindo Índia, Filipinas, Croácia e Bulgária.
O carregamento do Explorer Nº1 não se limita apenas às dimensões, mas também à sua capacidade de navegação. Com capacidade para carregar até 7.000 carros e uma autonomia de até 15.800 milhas náuticas (cerca de 29 mil quilômetros), o navio é capaz de realizar a rota entre a China e o porto de Santos, Brasil, que está a aproximadamente 11 mil milhas náuticas de distância.
Outro aspecto positivo do navio é seu compromisso com a sustentabilidade. O BYD Explorer Nº1 utiliza um sistema de propulsão inovador que combina combustível convencional e GNL (gás natural liquefeito). Embora o GNL não seja tão limpo quanto a eletricidade de veículos elétricos, sua emissão é consideravelmente menor em comparação ao diesel utilizado na maioria das embarcações.
Além de sua enorme capacidade de transporte de veículos, o navio também dispõe de áreas de lazer para a tripulação, uma preocupação importante, uma vez que o tempo em alto-mar pode chegar a um ano. Apesar da restrição em tirar fotos por parte da equipe do CT Auto, foram mencionadas áreas como salão de jogos, áreas de descanso, cozinha e dormitórios, proporcionando um ambiente confortável para o trabalho dos tripulantes.
À medida que a BYD continua a expandir suas operações no Brasil, a chegada do Explorer Nº1 não é apenas um marco logístico, mas também um passo importante na promoção de carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro. Este esforço demonstra o compromisso da empresa em atender a demanda local enquanto se prepara para um futuro mais sustentável.
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