O diretor do jogo inZOI, Hyungjun Kim, esclareceu que o lançamento não tem como objetivo competir diretamente com a famosa franquia The Sims. Segundo Kim, ambos os títulos podem coexistir, cada um atendendo a diferentes nichos de jogadores.
Em entrevista à revista PC Gamer, ele destacou que vê o seu projeto como uma nova opção para os amantes do gênero, e não como uma ameaça ao que já existe. Ele afirmou: “Não enxergamos inZOI como um concorrente de The Sims, mas sim como uma nova opção que os fãs do gênero poderão aproveitar”.
Além disso, o diretor não poupou elogios ao legado da série da Electronic Arts, reconhecendo a significativa contribuição que a Maxis deu ao longo dos anos. Kim declarou: “Nós temos um grande respeito pelo legado que The Sims construiu ao longo dos anos, pois sabemos que atingir tanta profundidade em tão pouco tempo não é uma tarefa fácil. Isto se deve à natureza dos jogos de simulação de vida, que abrange o vasto e complexo conceito de ‘vida’, tornando difícil de captar todos os seus aspectos”.
inZOI está sendo desenvolvido pela Krafton, responsável também pelo famoso PUBG Battlegrounds, e há previsão de lançamento para PCs em 28 de março de 2025. Os jogadores já podem experimentar, gratuitamente, o criador de personagens disponível no Steam, permitindo um vislumbre das mecânicas e sistemas que o game irá oferecer.
No que diz respeito à tecnologia, Kim revelou que o jogo utiliza várias camadas de inteligência artificial para aprimorar suas funcionalidades. Embora não tenha especificado que se trata de IA generativa, é plausível que essa tecnologia esteja presente, dado seu uso crescente na indústria, conforme o exemplo da Activision com Call of Duty. Ele afirmou: “Temos um estilo visual realista alimentado pela Unreal Engine 5, com capacidade de personalização detalhada e ferramentas criativas orientadas pela IA. Nós esperamos que os jogadores explorem estes recursos para dar vida à sua imaginação, se transformando nos próprios protagonistas e vivam nestes mundos”.
O uso da inteligência artificial levantou debates acalorados no setor, com alguns estúdios promovendo a tecnologia e outros expressando preocupações em relação a uma possível dependência excessiva. Companhias como EA, Embracer Group e Square Enix já estão investindo em soluções que facilitem o desenvolvimento de jogos. Por outro lado, Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive, acredita que a IA não terá um impacto tão significativo na evolução da indústria.
Enquanto aguarda-se o lançamento de inZOI, a Electronic Arts celebra os 25 anos da série The Sims com uma onda de novos conteúdos para os jogadores. Recentemente, foram relançados os dois primeiros jogos da franquia no PC, facilitando o acesso a todo seu legado para o público atual.
Além disso, The Sims promete também uma adaptação cinematográfica, produzida pela LuckyChap Entertainment, a mesma responsável por filmes como Barbie e Eu, Tonya. No entanto, os fãs ainda estão à espera de mais detalhes sobre o roteiro, o elenco e a data de lançamento nos cinemas.
Vídeo: discuta no nosso canal do YouTube sobre qual plataforma oferece a melhor experiência de jogo: console ou PC!