A Quantic Dream, famosa por títulos como Heavy Rain, Detroit: Become Human e Star Wars: Eclipse, emitiu uma declaração em meio a rumores sobre a NetEase, conglomerado chinês, que estaria se desfazendo de seus estúdios ocidentais.
A retirada da NetEase por conta de demissões em massa e cancelamentos nos últimos anos gera preocupações, especialmente porque diversos projetos ambiciosos não alcançaram as expectativas. Em uma mensagem compartilhada no LinkedIn, o CEO e responsável pela publicação da Quantic Dream, Guillaume de Fondaumière, expressou sua tristeza pelas recentes demissões e fechamento de estúdios do grupo NetEase, garantindo que os estúdios da Quantic Dream em Paris e Montreal permanecem intactos.
“David Cage [presidente da Quantic] e eu gostaríamos de expressar nossa gratidão aos fãs e amigos que entraram em contato conosco nos últimos dias a respeito da Quantic Dream”, afirmou de Fondaumière. “Queremos assegurar a todos que nossos estúdios em Paris e Montreal não foram afetados. Continuamos a desenvolver nossos projetos em ritmo acelerado, com várias vagas disponíveis em ambos os locais.”
Embora a NetEase tenha adquirido a Quantic Dream como uma subsidiária total em 2022, o CEO afirmou que “a Quantic Dream continua comprometida com a estratégia delineada por David e eu em 2019”, ressaltando que “a NetEase tem sido uma parceira dedicada, proporcionando liberdade criativa e os recursos financeiros necessários para o crescimento de nosso estúdio”.
De Fondaumière também revelou que o portfólio anterior da Quantic Dream teve um “desempenho excepcional”, resultando na “maior receita da história [da empresa]” no ano de 2024. Ele afirmou: “Os desenvolvimentos de nossos projetos atuais estão progredindo conforme o planejado, e estamos totalmente comprometidos em entregar e lançar esses títulos inovadores e de alta qualidade no futuro.” No entanto, ele não divulgou atualizações específicas sobre o jogo Star Wars: Eclipse.
Em uma comunicação mais ampla com o IGN, um porta-voz do Departamento de Relações Públicas da NetEase Games afirmou: “com relação aos esforços comerciais no exterior, a NetEase não vacilou em seus planos de expansão global. Nossa abordagem 'em duas frentes' (combinando autopesquisa e investimentos para explorar mercados globais) continua progredindo ativamente e gerando resultados positivos.”
O representante completou: “Nos títulos desenvolvidos por nossos estúdios próprios, temos lançado com sucesso jogos como Once Human e Marvel Rivals em 2024. Esses projetos demonstram a capacidade da NetEase junto com nossas talentosas equipes de desenvolvimento de criar jogos de alta qualidade apreciados por jogadores ao redor do mundo. Para 2025, temos um extenso pipeline de títulos em desenvolvimento, abrangendo uma variedade de gêneros, incluindo FragPunk, ANANTA e muitos outros.”
Sobre a estratégia de investimento, a NetEase afirmou que “cada decisão foi baseada puramente em avaliações de negócios e não foi influenciada por outros fatores. Nossos estúdios na América do Norte, Reino Unido, Espanha, França e Japão continuam aperfeiçoando e desenvolvendo seus projetos de jogos em andamento.”
A empresa reafirmou seu compromisso em investir e cultivar talentos enquanto implementa mudanças organizacionais necessárias para melhorar o desempenho. O CEO da NetEase, Ding, na recente teleconferência de resultados, destacou a determinação da empresa em apoiar estúdios e criadores de alta qualidade, afirmando que “essa é a estratégia da empresa, e não há nenhuma mudança em nosso plano.”
Quando questionado sobre atualizações específicas a respeito dos estúdios subsidiários da NetEase, incluindo Nagoshi Studio, Grasshopper Manufacture, Pincool, GPTRACK50 e Quantic Dream, o representante da NetEase Games informou: “Em relação aos estúdios mencionados, não há nenhuma mudança até agora. Esperamos levar alguns dos títulos ao público este ano, conforme planejado.”
A NetEase também se manifestou sobre o fechamento da Ouka Studios, desenvolvedora de Visions of Mana, justificando que “trata-se de um estúdio próprio, não um first-party ou investido. A difícil situação financeira do estúdio resultou em perdas significativas, e todas as opções foram consideradas cuidadosamente nesse cenário.”
Recentemente, surgiram notícias de que, mesmo tendo atraído 40 milhões de jogadores e gerado receita substancial para a NetEase, o desenvolvimento de Marvel Rivals quase foi cancelado, com o CEO relutando em pagar pelos direitos da propriedade intelectual licenciada. A NetEase também demitiu o diretor do Marvel Rivals e sua equipe de design baseada em Seattle.
Como parte da comunidade de jogos, é importante acompanhar as atualizações e torcer para que a Quantic Dream continue sua jornada de sucesso, desenvolvendo jogos que nos cativam. Fique ligado nas novidades e compartilhe suas opiniões sobre o futuro da desenvolvedora.