Na última segunda-feira, o procurador-geral de Nova York confirmou a aprovação de um acordo de quase $17 milhões com a plataforma de entrega DoorDash. A investigação revelou que a empresa enganou consumidores e trabalhadores de entrega ao utilizar gorjetas destinadas aos motoristas para subsidiar seus salários. De acordo com documentos judiciais, esse modelo de compensação foi adotado entre maio de 2017 e setembro de 2019, resultando na apropriação indevida das gorjetas dos entregadores.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, afirmou que a investigação mostrava que a DoorDash enganou seus clientes ao reter gorjetas destinadas aos motoristas, conhecidos como Dashers, e as usou para aumentar a base salarial desses entregadores, ao invés de repassar o valor total das gorjetas que eles recebiam. "Isso é fundamentalmente injusto", disse James durante uma coletiva de imprensa em Manhattan. "Os clientes não tinham razão para acreditar que essas gorjetas estavam sendo usadas pela DoorDash para reduzir seus custos... Eles sabiam que não estava certo e, mesmo assim, agiram dessa forma."
Na terça-feira, um porta-voz da DoorDash comentou ao USA TODAY, afirmando que a empresa "permanece comprometida em garantir que os ganhos dos Dashers sejam sempre justos e transparentes." O porta-voz disse que "as alegações tratadas foram relacionadas a um modelo de pagamento antigo que foi aposentado em 2019". Além disso, ele expressou: "Embora acreditemos que nossas práticas representavam adequadamente como os Dashers foram pagos durante esse período, estamos satisfeitos por resolver esta questão antiga e esperamos continuar oferecendo uma maneira flexível para que milhões de pessoas alcancem seus objetivos financeiros."
Com o acordo, a DoorDash agora se compromete a fornecer aos Dashers uma "divulgação acessível que explica as informações que um Dasher verá em seu aplicativo móvel antes de aceitarem um pedido de entrega." Letitia James ressaltou a importância dos trabalhadores de entrega em nossas comunidades, dizendo: "Os trabalhadores de entrega são essenciais, trabalhando incansavelmente para levar alimentos e outros itens essenciais diretamente às nossas portas, em todas as condições." E acrescentou: "Este acordo devolve milhões aos bolsos dos Dashers e garante transparência nas práticas de pagamento da DoorDash para o futuro."
Em breve, o escritório de James fornecerá informações sobre como os trabalhadores de entrega elegíveis podem reivindicar o pagamento do acordo. Ela também garantiu que um administrador criaria um site específico para as reivindicações. "Se você foi um Dasher ou trabalhador de entrega em Nova York entre 2017 e 2019, pode ter direito a restituição. Eu insto todos vocês a apresentarem uma reivindicação", disse James. "Estamos aqui para apoiar vocês."