O Jeep Avenger, carinhosamente apelidado de mini Renegade no Brasil, está previsto para ser lançado no país neste ano ou, no mais tardar, em 2026. Este modelo já encontra-se disponível na Europa desde 2022, onde utiliza a mesma plataforma dos modelos Peugeot 208 e 2008, uma estratégia viável uma vez que todas essas marcas pertencem ao grupo Stellantis.
Apesar de o carro ainda não ter confirmação oficial de venda no Brasil, sua presença já foi observada através de flagras de testes no território nacional, gerando expectativas sobre sua chegada. Inicialmente, o projeto foi rejeitado por clientes em uma clínica de análise, o que levou a Jeep a reconsiderar o lançamento após algumas modificações planejadas para atender melhor ao público brasileiro.
Conheça a seguir cinco detalhes importantes que já sabemos sobre o Jeep Avenger, o mini Renegade.
Com um comprimento de aproximadamente 4,10 metros, o Jeep Avenger é consideravelmente menor que o Renegade, apresentando dimensões semelhantes às do Fiat Pulse. Essa característica justifica o apelido de mini Renegade, uma vez que seu tamanho realmente o diferencia do modelo original.
Por conta de suas dimensões reduzidas, espera-se que o Avenger se torne o Jeep mais barato do Brasil. Embora o preço exato ainda não esteja definido, acredita-se que o carro deverá ficar posicionado entre o Fiat Pulse, que atualmente inicia em R$ 107.900, e o Jeep Renegade, que parte de R$ 118.290.
Atualmente, a linha de montagem da Jeep opera em Goiana (PE) para todos seus modelos. Contudo, rumores indicam que a produção do Jeep Avenger deve ocorrer em Betim (MG). Diferente dos outros veículos da marca, o mini Renegade utiliza a plataforma modular CMP, que também é empregada no Citröen C3 e nos Peugeot 208 e 2008. A introdução do novo Uno, que também usará essa plataforma, torna a fabricação em Minas Gerais uma escolha lógica para a Stellantis, permitindo a produção simultânea de dois modelos.
Após a rejeição inicial do modelo por parte dos consumidores brasileiros, a Stellantis está planejando importar uma versão com mudanças visuais significativas. Algumas alterações estéticas devem ser introduzidas especificamente para o mercado nacional.
Além disso, a crítica ao interior do Jeep Avenger, que foi considerado simples demais, levou a uma reformulação. Embora na Europa o Avenger seja um carro acessível, no Brasil a Jeep intenta oferecer uma proposta mais premium, garantindo um interior mais sofisticado e alinhado com as expectativas do público local.
Visando proporcionar um preço competitivo em relação ao Renegade, a versão elétrica do Jeep Avenger não será lançada no Brasil. O elevado custo associado a veículos elétricos poderia resultar em um preço que superaria o de um Renegade topo de linha. Além disso, a demanda por esse modelo elétrico na Europa tem sido baixa, levando a Stellantis a focar mais na versão híbrida.
No Brasil, o SUV será equipado com um motor 1.0 turbo de 130 cv acoplado a uma transmissão automática CVT, em linha com o que é ofertado em modelos como o Citroën Aircross, Basalt, Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008. A presença de um sistema híbrido leve de 12V é esperada nas versões mais sofisticadas do modelo.
Um aspecto crucial a ser destacado é que a introdução do Jeep Avenger não implica na descontinuidade do Renegade. Com quase uma década de presença no mercado, o SUV compacto ainda se mantém como um produto significativo para a Jeep, o que pode favorecer uma nova atualização estética para o Renegade nos próximos anos, visando manter sua competitividade.
Esses fatores tornam o Jeep Avenger uma adição bastante interessante à linha da Jeep no Brasil, podendo realmente atrair a atenção dos consumidores pelo seu preço e características únicas. Para mais atualizações sobre o lançamento, fique ligado nas notícias automotivas.
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