A guerra acabou para dar lugar a um novo conflito no servidor Charlie do jogo Foxhole, que simula a Segunda Guerra Mundial. Nesse ambiente, os jogadores enfrentaram mais de dois meses de batalhas na chamada 'Forever War' (Guerra Eterna), resultando na eliminação de aproximadamente 9 milhões de jogadores.
A situação no servidor Charlie se tornou tão equilibrada que somente a intervenção da Siege Camp, os desenvolvedores do título, poderia colocar fim ao embate. Em 29 de janeiro, foi anunciada uma redução nos pontos de vitória exigidos para a vitória, além de uma diminuição nas áreas a serem conquistadas. Essa medida marcou a primeira intervenção dos criadores, exceto em casos de atualizações ou quando o número de jogadores era insuficiente para prosseguir.
Em declaração via Discord, a Siege Camp comentou: “O principal motivo é garantir que os novos jogadores que se juntaram ao [servidor] Charlie no mês passado tenham a chance de vivenciar a guerra como ela deve ser vivenciada, progredindo no início, meio e fim do jogo na árvore de habilidades”.
Contudo, a decisão de intervir não foi bem recebida por todos. O youtuber Robert LuvsGames expressou sua insatisfação, afirmando que os jogadores “merecem uma medalha por esta guerra”. Mesmo com a exaustão de ambos os lados após 70 dias de intenso combate, muitos ainda estavam engajados e dedicados ao conflito, investindo tempo e energia nessa experiência. Robert também sugeriu que os desenvolvedores inserissem elementos de lore e easter eggs relacionados à Guerra Eterna no jogo.
Curiosamente, a intervenção dos desenvolvedores ocorreu em um momento tenso. Antes que as alterações fossem implementadas, os coloniais conseguiram conquistar a vitória durante uma ofensiva, mostrando que os jogadores ainda tinham força e motivação para disputar a guerra até o final. Robert notou que um número maior de jogadores estava online, determinado a encerrar a guerra em seus próprios termos antes que as mudanças fossem colocadas em prática.
A designação 'Guerra Eterna' não é casual, pois ambos os exércitos alcançaram um ponto em que suas capacidades tecnológicas estavam no auge. Nesse cenário, formou-se um ciclo infinito de fabricar armas, realizar entregas e engajar em combate direto. Apesar de a Siege Camp não ter finalizado o conflito diretamente, muitos jogadores acreditam que o anúncio da intervenção catalisou o fim da batalha. Sem essa intervenção, a guerra poderia ter se prolongado por pelo menos mais um mês.
Esse evento no universo de Foxhole destaca como o envolvimento dos desenvolvedores pode moldar a experiência de jogo e impactar a dinâmica entre jogadores. Fique por dentro das novidades e histórias que permeiam o mundo dos games, seguindo nossos canais nas redes sociais e inscrevendo-se no nosso canal do IGN Brasil no YouTube.