O Papa Francisco, de 88 anos, está prestes a fazer sua primeira aparição pública desde que foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia bilateral. A expectativa é que ele acene e dê sua bênção da janela do hospital no próximo domingo, 23 de março, logo após a oração do Angelus, que será divulgada oficialmente.
A internação do Papa, que já se estende por mais de cinco semanas, foi motivada por uma infecção respiratória grave. Desde sua hospitalização, suas aparições públicas foram suspensas, e apenas um áudio e uma foto dele participando de uma missa na capela do hospital foram divulgados.
Nos últimos dias, o Vaticano tem relatado melhoras significativas no estado de saúde do Papa, embora a pneumonia ainda não tenha sido completamente superada. Ele permanece sob cuidado médico e enfrenta dificuldades respiratórias, tendo que reaprender a falar após o uso de oxigênio de alto fluxo, que é parte de seu tratamento.
Apesar dos avanços, a alta hospitalar ainda não tem previsão. O cardeal Víctor Manuel Fernández se apressou em descartar rumores sobre uma possível aposentadoria do Papa, enfatizando que ele está "voltando ao seu antigo eu". A aparição pública no domingo pode indicar que Francisco está se recuperando bem o suficiente para prestigiar algumas atividades, no entanto, a agenda para a Semana Santa segue indefinida, deixando fieis e observadores em expectativa sobre os próximos passos.