Em 2024, o Aeroporto de Heathrow, localizado em Londres, estabeleceu um recorde histórico ao transportar 83,9 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Este crescimento notável é resultado de uma maior demanda por voos, melhorias no serviço ao cliente e o emprego de aeronaves de maior capacidade. Além disso, o volume de carga também teve um aumento significativo de 10%, impactando positivamente as exportações britânicas pelo mundo.
Embora tenha registrado um número recorde de passageiros, a receita do aeroporto caiu 4%, totalizando £3,6 bilhões, devido a uma redução das taxas aeroportuárias impostas pela Autoridade de Aviação Civil (CAA). Apesar disso, o lucro líquido antes dos impostos viu um aumento notável de 30,8%, alcançando £917 milhões. Heathrow continua a demonstrar solidez financeira, apresentando uma liquidez de £3,4 bilhões e anunciou o pagamento de dividendos de £250 milhões aos acionistas, o primeiro após cinco anos.
O compromisso de Heathrow com a sustentabilidade ganhou força em 2024, através da iniciativa "Connecting People and Planet". O aeroporto fez progressos significativos, especialmente na adoção de combustíveis de aviação sustentável (SAF), que atingiram um uso recorde. Para o próximo ano, o aeroporto planeja um aumento de 3% no incentivo para SAF, superando a exigência nacional em 1%. Adicionalmente, Heathrow se destacou como o primeiro aeroporto do mundo a implementar as recomendações da Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), comprometendo-se a divulgar anualmente seus impactos ambientais a partir de 2025.
Olhando para o futuro, Heathrow elaborou planos ambiciosos para os próximos dez anos, com a intenção de realizar o maior investimento privado na rede de transporte do Reino Unido, focando na modernização de suas instalações e na ampliação de sua capacidade operacional. Entre os projetos destacados estão melhorias na infraestrutura dos terminais, o aumento da pontualidade dos voos e a expansão das alternativas de transporte sustentável. Uma proposta para a construção de uma terceira pista será apresentada ao governo no verão de 2025, embora a aprovação dessa proposta dependa de possíveis mudanças nas regulamentações do espaço aéreo, reformas no planejamento e ajustes no modelo regulatório.