Jason Isaacs expressou seu descontentamento em relação à constante discussão sobre sua cena de nudez na terceira temporada de The White Lotus. No papel de Timothy Ratliff, ele é o patriarca de uma família rica em férias na Tailândia. A trama começa a se desenrolar quando, em meio a uma crise corporativa, Timothy acaba por expor seu corpo acidentalmente na frente de seus filhos.
A situação culmina em um momento embaraçoso para a família, pois os filhos de Timothy — Saxon, Piper e Lochlan Ratliff, interpretados por Patrick Schwarzenegger, Sarah Catherine Hook e Sam Nivola — reagem de maneira chocada ao verem a nudez do pai. Este incidente gerou um burburinho nas redes sociais, reflexo da atenção que a cena recebeu.
Enquanto os jovens atores confirmaram que a nudez foi simulada com um prótese, esse tipo de revelação já se tornou um elemento comum na série, com a tradição de utilizar elementos cômicos associados à nudez masculina. Na primeira temporada, Mark Mossbacher, interpretado por Steve Zahn, apresentou um momento que envolvia testículos prostéticos, enquanto na segunda, o personagem Cameron Babcock, vivido por Theo James, também foi visto em uma cena de nudez proposital.
No entanto, agora, com o retorno da série, Isaacs não demonstrou interesse em continuar a discussão em torno da cena. Durante uma entrevista ao CBS Mornings, ele comentou: "Muitas pessoas estão debatendo isso. Está por toda a internet. E é interessante notar que a melhor atriz deste ano nos Oscars é Mikey Madison. E eu não vejo ninguém discutindo sobre sua vulva, que foi exibida na televisão com frequência."
Mikey Madison foi premiada como Melhor Atriz na 95ª edição do Oscar por seu papel como Ani Mikheeva no filme Anora, que, além disso, recebeu outros quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme.
Isaacs chamou atenção para a diferença de tratamento do tema nudez entre homens e mulheres na indústria cinematográfica. Ele declarou: "É curioso notar que há um padrão duplo para homens. Quando mulheres estão nuas, como no caso de Margaret Qualley em The Substance, ninguém sonharia em perguntar sobre sua genitalia ou mamilos. Portanto, é estranho que haja esse padrão duplo."
Na trama de The Substance, Margaret atuou ao lado de Demi Moore, que foi indicada ao Oscar por sua interpretação como Elisabeth Sparkle, e ambas as atrizes tiveram cenas de nudez.
Adicionalmente, Isaacs revelou que está evitando discutir sobre o uso de prótese e mencionou: "Porque não acho que as pessoas realmente queiram saber como a salsicha é feita. Genuinamente, penso que seria estranho quando há personagens — e algumas mulheres estão nuas aqui — seria bizarro se você estivesse aqui. E você nunca sonharia em discutir suas partes do corpo, nem por um segundo."
Ele ainda elogiou o criador da série, afirmando: "Mike White é um escritor brilhante; é a melhor série na televisão há muito tempo. Qual é a obsessão com os pênis? É uma coisa estranha."
Diversos fãs aplaudiram a postura de Isaacs ao desviar a pergunta sobre a cena de nudez. Um usuário comentou: "Se você conhece Jason Isaacs e suas opiniões, já sabia que ele sempre vai questionar isso. Ninguém deve perguntar publicamente sobre partes do corpo de alguém. Parabéns, Jason!" Outro também destacou a inadequação da pergunta, dizendo: "Por que insistir em perguntar sobre o pênis de Jason? Ele tinha todo o direito de tecer críticas. Ele estava lá para falar sobre The White Lotus, não para ser questionado sobre se seu pênis era uma prótese."
Contudo, alguns usuários descobriram que a abordagem do assunto de nudez masculina e feminina é muito mais complexa. Uma reflexão apontou: "Ele tem um ponto, mas a situação é mais complicada. A nudez feminina já foi normalizada no cinema. Enquanto isso, a nudez masculina ainda causa alvoroço, pois é mais rara. Na verdade, não é um padrão duplo, mas os corpos femininos sempre foram mais analisados, o que é um problema por si só."
É importante considerar as vontades de cada indivíduo em relação ao seu corpo ao serem expostos em qualquer forma de arte. A nudez não deve ser interpretada como um convite para discussões indesejadas.
Parabéns a Jason por estabelecer essas fronteiras claramente!