O Discord se firmou como a plataforma predileta para gamers que buscam uma forma de comunicação eficiente durante as suas jogatinas e também fora delas. Se comparado a ferramentas como Skype e TeamSpeak, o Discord vai além, funcionando como uma rede social onde grupos de diferentes tamanhos se organizam com base em interesses comuns.
Recentemente, a empresa por trás da plataforma tem explorado novas possibilidades de monetização, especialmente através de iniciativas que incorporam gamificação, como o setor de Missões, que se destacou por contribuir para o aumento de receitas do aplicativo.
Adam Bauer, vice-presidente de vendas do Discord, conversou com o IGN Brasil sobre como a seção de Missões, uma nova adição na aba "Descubra", está ajudando a criar conexões mais efetivas entre o Discord e marcas externas.
Ele afirmou: "Nossa plataforma de anúncios também precisava ser uma reinvenção de como anunciantes falam com gamers, porque as formas tradicionais que existem - como banners de mídias digitais e vídeos - simplesmente não funcionariam em nossa plataforma. Gamers são adversos a formas tradicionais de publicidade e formas de anúncios que interrompem suas experiências com conteúdos".
A partir dessa perspectiva, Bauer relatou que foi essencial criar uma abordagem mais “divertida”. Atualmente, as missões são apresentadas com um foco específico em diferentes regiões, garantindo aos participantes acesso a conteúdos de jogos parceiros ou avatares temáticos dentro da plataforma.
"Até o momento, realizamos cerca de 70 missões, e o que é realmente empolgante é que, como há recompensas, e algumas delas são realmente cobiçadas, estamos vendo pessoas que estão realmente procurando por missões", comentou Bauer, ressaltando o engajamento da comunidade em relação a essa nova adição.
Ele observou: "Elas estão tentando encontrá-las em nossa plataforma. Portanto, é muito raro, se não for, eu chamo isso de algo sem precedentes na publicidade, onde as pessoas estão realmente buscando anúncios, o que é muito louco, e acho que isso mostra o poder do que criamos".
Embora serviços como o Amazon Prime Gaming adotem uma abordagem semelhante ao oferecer conteúdos exclusivos para assinantes, o Discord mantém um modelo gratuito para os seus usuários, bastando completar os desafios propostos por cada anunciante para serem recompensados.
Bauer também mencionou que as missões mais populares são relacionadas a jogos, mas parcerias com anunciantes de filmes e música também têm gerado um retorno satisfatório. "Estamos vendo pessoas criando servidores para todos os tipos de coisas, seja entretenimento, música, esportes, enfim, qualquer coisa de que alguém seja fã".
Ele citou colaborações com marcas como Duna: Parte Dois e a artista Jennie como exemplos de sucessos nessa nova empreitada. A respeito do futuro do setor de missões, Bauer afirmou que existem inúmeras possibilidades, mas não revelou detalhes específicos sobre como essas recompensas poderão ser utilizadas além do contexto de jogos e personalização.
"Idealmente, no futuro, queremos ter muitos tipos de recompensas, e queremos poder usar essas recompensas de diferentes maneiras na plataforma. Nós adoraríamos oferecer uma maneira de as pessoas usarem as recompensas para fazer as coisas que quiserem no Discord", finalizou.
Além disso, novidades interessantes estão previstas para serem anunciadas após o primeiro aniversário das missões, que foi adicionado ao aplicativo em abril de 2024.
Webcam Full HD Logitech C920s com Microfone Embutido e Proteção de Privacidadepara Chamadas e Gravações em Video Widescreen 1080p - Compatível com LogitechCapture
R$ 430,00
Vendido na Amazon