Avowed é o mais recente RPG desenvolvido pela Obsidian Entertainment, um estúdio que foi adquirido pela Microsoft em 2018 e que é conhecido por criar jogos memoráveis como Star Wars: Knights of the Old Republic II, Fallout: New Vegas e Pillars of Eternity. Lançado no dia 18 de fevereiro, o jogo recebeu críticas positivas, alcançando 80% de aprovação no Metacritic, apesar de algumas controvérsias nas redes sociais. No IGN Brasil, o título obteve uma nota de 8,5.
Um fato interessante para muitos jogadores é que Avowed passou por um processo de desenvolvimento bastante tumultuado. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, o jogo teve dois reboots, o que significa que sua produção voltou à estaca zero ou quase isso em pelo menos duas ocasiões, resultando em um total de seis anos para a sua finalização. Tudo começou em 2018, quando a Obsidian procurava novos compradores e lançou o conceito do jogo. A Microsoft adquiriu o estúdio e, naquela época, a equipe já havia desenvolvido dois "vertical slices" — trechos do jogo criados para demonstrar seu funcionamento prático.
No início, Avowed foi concebido como uma fusão de Destiny e Skyrim, oferecendo um vasto mundo de fantasia para jogo online com amigos. No entanto, o componente multiplayer foi o primeiro a ser retirado do projeto, juntamente com toda a liderança inicial, resultando em um primeiro reboot. Mesmo após essa reformulação, o jogo ainda não conseguia se consolidar, o que motivou um segundo reboot. A diretora Carrie Patel, que assumiu em 2021, descreveu essa fase como "construir os trilhos enquanto o trem está andando", ressaltando que a equipe decidiu focar mais na narrativa e integrar o jogo à mitologia de Pillars of Eternity. Essa mudança também buscou transformar a ideia de um mundo aberto em "zonas abertas", uma abordagem que permite criar ambientes mais distintos e densos, semelhante ao que foi feito em outro título do estúdio, Outer Worlds.
Patel comentou: "Há algo interessante que vejo em todo projeto que já trabalhei ou acompanhei em meu tempo no estúdio — as coisas ficam bagunçadas, desorganizadas e, em seguida, começam a se encaixar. Como podemos chegar a esse ponto [de encaixe] um pouco mais cedo? Ou, ao menos, identificar o que precisamos reforçar? Vamos conseguir, estamos no caminho certo. Isso é muito iterativo. Exige muito trabalho para chegarmos lá".
Apesar dos desafios, Avowed representa um grande feito para a Obsidian Entertainment, que possui apenas metade do número de funcionários de muitos estúdios que desenvolvem jogos AAA. Na entrevista ao IGN US, o CEO Feargus Urquhart revelou que a empresa conta com cerca de 300 colaboradores, uma quantidade relativamente pequena em comparação a outras desenvolvedoras.
"Quando nos juntamos ao Xbox Game Studios, contávamos com entre 170 e 180 pessoas", explicou Urquhart. "Nos últimos cinco ou seis anos, aumentamos nosso quadro para 285 funcionários, além de firmarmos parcerias com desenvolvedores como a Heavy Iron e a Beamdog".
Para ilustrar, a Bethesda tem mais de 450 funcionários, a CD Projekt Red ultrapassa 600, a Naughty Dog conta com mais de 400 e a Larian Studios, responsável pelo Baldur's Gate 3, emprega cerca de 470 trabalhadores. Mesmo com uma equipe menor do que muitos estúdios de renome, a Obsidian foi capaz de lançar três jogos em cinco anos: Grounded, Pentiment e Avowed, e o título Outer Worlds 2 está agendado para 2025, aumentando assim o número de lançamentos para quatro.
Na mesma entrevista à Bloomberg, Patel mencionou que, após o segundo reboot de Avowed, a equipe principal contava com apenas 80 funcionários. Durante um painel na edição 2025 do D.I.C.E Summit, que é um evento da indústria, Marcus Morgan e Justin Britch, vice-presidentes de operações e desenvolvimento da Obsidian, respectivamente, compartilharam a visão do estúdio de construir um futuro sólido e sustentável para os próximos 100 anos. Segundo eles, a equipe gasta tempo determinando o quanto investir nos projetos, prevendo que eles resultarão em "um leve sucesso", em vez de criar um jogo que seja um grande sucesso financeiro.
Além disso, a estratégia dos executivos inclui o fortalecimento do conhecimento institucional. Ou seja, a ideia é manter os funcionários por longo prazo, visando uma "menor taxa de demissões na indústria", o que, por sua vez, facilita o desenvolvimento de futuros projetos, pois todo o conhecimento permanece dentro da equipe: "não correr [com lançamentos], mas fazê-los de forma frequente". Embora a Obsidian tenha enfrentado demissões no passado, desde a aquisição pela Microsoft, a situação parece estar estável.
Em suma, Avowed se revela como um grande triunfo para um estúdio que busca solidificar sua presença no mercado, evitando apostar tudo em um único projeto e, no caso de falha, dispensar toda a equipe. Essa abordagem é muito positiva, já que lançamentos menores, mas bem elaborados, podem levar a resultados satisfatórios. Jogos como Pentiment, Grounded e Outer Worlds, que foi indicado a Game of The Year em 2019, são provas disso.