O astrofotógrafo Josh Dury registrou um impressionante alinhamento dos planetas do Sistema Solar em Mendip Hills, no Reino Unido. A fotografia foi tirada no dia 22 de fevereiro e o fenômeno ainda pode ser visto nos próximos dias.
No clique, Dury capturou a imagem de Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Netuno, Mercúrio e Saturno. No entanto, o desafio não foi fácil. "A captura foi difícil com os planetas Mercúrio, Saturno e Netuno, porque estavam muito perto do Sol", contou ele em entrevista ao Space.com.
Ele precisou utilizar uma técnica especial para garantir que os planetas estivessem visíveis na imagem. O fotógrafo criou um panorama composto por vários painéis; por exemplo, no painel que inclui Mercúrio, Saturno e Netuno, Dury empregou duas exporações múltiplas. Depois, ajustou a foto com uma maior exposição e ISO para captar a luz dos planetas menos brilhantes. "Estando próximos do Sol e na tentativa de fotografá-los assim que ficaram visíveis, as posições relativas dos três planetas estão levemente desalinhadas devido à visibilidade do local em que as fotos foram feitas e às nuvens baixas no horizonte oeste", acrescentou. Os sete astros só concordarão em aparecer tão próximos novamente em 2040.
O Fenômeno do Alinhamento Planetário
Nas últimas semanas, os planetas estavam dispostos em uma linha no céu devido ao fato de que orbitam o Sol quase no mesmo plano que a Terra. Como cada planeta se move pelo espaço em diferentes distâncias e velocidades, existem momentos em que temos a ilusão de que estão juntos no céu, mesmo que, na realidade, estão separados por milhões de quilômetros.
Confira nossas ofertas

Webcam Full HD Logitech C920s com Microfone Embutido e Proteção de Privacidadepara Chamadas e Gravações em Video Widescreen 1080p - Compatível com LogitechCapture
R$ 350,00
De R$ 430,00
Vendido na Amazon
Se você ainda não teve a chance de observar esses planetas, não se preocupe, pois ainda dá tempo de vê-los até o final de semana. Vênus é o mais visível entre eles, sendo o mais brilhante e aparecendo durante o crepúsculo. Júpiter brilha mais alto no céu, enquanto Marte se destaca com seu brilho avermelhado.
Para avistar Mercúrio e Saturno, é necessário que o horizonte esteja livre de obstruções. Por outro lado, quem possui binóculos ou um pequeno telescópio pode tentar localizar Urano e Netuno.
Leia também:
- Quais planetas podem ser vistos a olho nu da Terra?
- Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno?
Não perca a oportunidade de observá-los. Aproveite para compartilhar suas experiências e fotos nas redes sociais!