No dia 25 de fevereiro, um sério incidente ocorreu no Aeroporto Internacional Midway, em Chicago, quando um avião da Southwest Airlines teve que arremeter para evitar uma colisão com um jato particular que entrou na pista sem autorização. De acordo com a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), o voo 2504 conseguiu pousar com segurança após a manobra evasiva.
O ocorrido aconteceu por volta das 8h50, no horário local. A FAA já está investigando as circunstâncias que envolveram esse incidente, que levanta preocupações sobre a segurança aérea, especialmente em um momento em que a agência estava examinando uma série de questões relacionadas à segurança em voos comerciais.
A situação se torna ainda mais crítica, considerando que nos últimos dias, diversos acidentes aéreos foram reportados, incluindo uma colisão fatal no ar sobre o Rio Potomac, próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, um acidente na Filadélfia e outra ocorrência na costa de Nome, Alasca.
O avião da Southwest Airlines estava chegando de Omaha, Nebraska, enquanto o jato particular envolvido no incidente era um Bombardier Challenger 350, vindo de Knoxville, Tennessee. Segundo informações do FlightRadar24, o controle de tráfego aéreo havia instruído o jato a virar à esquerda e aguardar antes da Pista 31C.
O controle deu as instruções ao piloto do jato, que inicialmente respondeu positivamente. No entanto, houve um mal-entendido, e os controladores de tráfego aéreo logo tiveram que corrigir a ordem, instruindo: 'Flexjet 560, negativo! Cruzar a 31L, segurar antes da Pista 31C.'
Os registros de áudio do controle de tráfego aéreo revelam o momento em que o piloto do voo da Southwest decidiu arremeter para evitar a colisão. O controlador reconheceu a manobra: 'oeste 2504, entendido. Suba, mantenha 3.000.'
Quando o avião da Southwest atingiu a altitude de 3.000 pés (914 metros), o piloto questionou à torre: 'Southwest 2504, como isso aconteceu?'. O porta-voz da Southwest confirmou que a tripulação seguia todos os procedimentos de segurança, ressaltando: 'Nada é mais importante para a Southwest do que a segurança de nossos clientes e funcionários.'
A Flexjet, a empresa que opera o Bombardier Challenger 350, também se manifestou, afirmando estar 'ciente da ocorrência' e que estava buscando mais informações sobre a situação.
Além disso, as informações do FlightRadar24 indicam que os dois aviões chegaram a estar a cerca de 624 metros um do outro antes da decisão do piloto da Southwest. O avião conseguiu sobrevoar o jato particular a uma altitude de pressão não corrigida de 274 metros, que equivalia a aproximadamente 76 metros acima do solo após o ajuste de pressão e elevação.
A NTSB, que é a agência responsável pela investigação de acidentes e segurança no transporte, afirmou que está 'ciente' do evento e que está coletando informações pertinentes ao caso, o que é crucial para entender melhor o que aconteceu e prevenir futuras ocorrências semelhantes.
Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, a NTSB já havia investigado 13 incursões de pista que envolveram voos comerciais ou de aluguel, o que demonstra a relevância e a seriedade deste tipo de incidente na aviação.
Este acontecimento ressalta a importância da segurança na aviação e a necessidade de atenção constante dos pilotos e controladores de tráfego aéreo. A manobra evasiva do piloto da Southwest Airlines pode ter evitado um potencial desastre, reforçando a integralidade dos protocolos de segurança em situações adversas.
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