O Fokker 100, uma aeronave que desempenhou um papel significativo na história da antiga Tam, atualmente Latam, no Brasil, tem uma fama ambivalente. Enquanto desempenhou um papel crucial na expansão da companhia aérea, sua reputação foi manchada por uma série de acidentes, tornando-se um avião temido por muitos. Apesar disso, a oportunidade de adquirir uma unidade deste modelo aparece a um preço bastante acessível, equivalente ao valor de um SUV compacto.
Após o colapso da Montenegro Airlines, restou uma última unidade do Fokker 100 leiloada com um preço fixado em 23.900 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 142 mil. Essa quantia é consideravelmente baixa para um avião comercial, especialmente considerando que esse tipo de aeronave costuma ser avaliado em várias dezenas de milhões de dólares ou euros. Os interessados têm até o dia 24 deste mês para formalizar suas ofertas.
O Fokker 100 chegou ao Brasil em 1990, quando a Tam recebeu sua primeira unidade. Esse modelo foi fundamental para a transformação da companhia em uma das principais do Brasil, com um total de 51 unidades em sua frota. Contudo, a trajetória do Fokker 100 foi marcada por incidentes trágicos, especialmente o acidente em 31 de outubro de 1996, que resultou em 99 mortes após a queda de um voo pouco após decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Com o passar dos anos, a imagem negativa do Fokker 100 cresceu em decorrência de alguns acidentes e outros incidentes menores. Na medida em que a companhia aérea começou a retirar os Fokker 100 de sua frota, a Tam fez a transição para aeronaves Airbus A320, vendendo as unidades restantes do modelo.
Logo após a Tam ter se desfeito de seus Fokker 100, a OceanAir, que mais tarde se tornaria a Avianca Brasil, optou por adquirir várias unidades deste modelo com o intuito de expandir suas operações. Contudo, para evitar a rejeição do público, a companhia decidiu renomear o modelo para MK-28. Essa estratégia foi utilizada para suavizar a percepção negativa associada ao Fokker 100. A OceanAir operou este modelo entre 2005 e 2015, mas eventualmente direcionou sua frota para as aeronaves Airbus.
Apesar da má reputação no Brasil, o Fokker 100 obteve sucesso em mercados internacionais, particularmente em rotas de média e curta distância. As empresas que o utilizam frequentemente destacam o baixo custo de operação e a segurança da aeronave como suas principais qualidades.
Com a oportunidade de adquirir uma unidade do Fokker 100 a um preço acessível, muitos podem se perguntar se o modelo ainda possui valor no mercado. Enquanto a fama do avião pode gerar receios, é importante considerar tanto suas qualidades operacionais quanto sua trajetória histórica. Essa é uma chance única para colecionadores ou investidores que buscam um modelo emblemático de aeronave. Se você tem interesse, siga acompanhando as informações e não perca a oportunidade de fazer sua oferta antes do fim do leilão.
Não deixe de compartilhar suas opiniões sobre esta aeronave histórica e a oferta disponível. Você se arriscaria a adquirir um Fokker 100 ou prefere opções mais modernas? Comente abaixo!