Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, compartilhou insights sobre a estratégia da empresa para lançar jogos Xbox em consoles de outras plataformas, como PS5 e Nintendo. A ideia é conquistar uma fatia maior do mercado e aumentar o retorno financeiro com as vendas realizadas em dispositivos concorrentes.
Spencer já havia manifestado insatisfação com a taxa de 30% que a Microsoft pagava sobre as vendas dos seus jogos nas plataformas da Sony. Ele declarou que esse montante era direcionado para assegurar que produtos de desenvolvedores terceiros não chegassem ao console da Microsoft. Durante uma participação no podcast XboxEra, Spencer revelou que está adotando uma nova abordagem e almeja alcançar um retorno de 70% em seus jogos vendidos em outras plataformas, ao mesmo tempo em que reafirma a importância de priorizar a lucratividade no ecossistema Xbox.
O executivo enfatizou a necessidade de continuar investindo na infraestrutura que a Microsoft tem construído ao longo dos anos, dizendo que isso é crucial para garantir o futuro da empresa nos próximos anos. “Eu adoraria ganhar todo dinheiro possível de todos os jogos que lançamos agora. Obviamente que nós fazemos mais em nossa própria plataforma, é uma das razões pelas quais investir em sua própria plataforma é tão importante”, enfatizou Spencer.
A Xbox recentemente confirmou o lançamento de vários títulos que serão disponibilizados no PS5, incluindo distribuições da famosa linha Age of Mythology/Age of Empires, o aclamado Forza Horizon 5, além de Indiana Jones e o Grande Círculo, Ninja Gaiden 4 e DOOM: The Dark Ages. Informações não confirmadas sugerem que Halo: The Master Chief Collection e títulos da franquia Gears também devem seguir esse novo caminho.
Spencer também fez questão de frisar que os gamers não devem ser responsabilizados pela escolha de suas plataformas. Ele acredita que jogadores que optam por PlayStation ou Nintendo não devem ser privados de acessar os títulos de estúdios Xbox. “Existem pessoas cujas bibliotecas estão no PlayStation ou Nintendo. Elas talvez gostem mais do controle e/ou dos jogos presentes lá. Eu não quero olhar para isso e dizer ‘bom, não há o que fazermos para construir um negócio lá, não há forma de fazermos fãs para nossas franquias lá’”, comentou o CEO.
Ademais, Spencer garantiu que o objetivo da Microsoft é alcançar todos os jogadores, independentemente da plataforma que escolherem. “Nós vamos nos esforçar para mover o público para o Xbox, estamos investindo bastante onde os nossos jogos estão. Nós vamos apenas permitir que mais pessoas joguem. Sim, os 70% que lucramos dos jogos em outras plataformas pode nos ajudar a construir um portfólio maior, como mostramos no último Developer Direct e eu espero que isso continue sendo um dos destaques pelo restante do ano”, finalizou Spencer.
É importante destacar que, apesar de expandir seus jogos para outras plataformas, a Microsoft continua a investir no desenvolvimento de seus consoles próprios. O próximo modelo do Xbox já está em estágio de produção, assim como uma versão portátil, que promete competir com outros dispositivos, como o ASUS ROG Ally X.