A Capcom, renomada desenvolvedora de jogos, anunciou que os custos de produção de videogames estão prestes a aumentar consideravelmente. A companhia atribui esse crescimento a diversos fatores que exigirão mudanças significativas na maneira como gerencia seus orçamentos e equipes de desenvolvimento.
No recente relatório financeiro, a empresa revelou que o desenvolvimento do jogo Monster Hunter Wilds já ultrapassou o orçamento inicialmente previsto. Durante a análise, a Capcom foi questionada sobre as expectativas em relação ao aumento dos custos de desenvolvimento e as preparações que estão sendo feitas para lidar com essa nova realidade.
“Nós prevemos que o aumento do investimento em desenvolvimento é inevitável, devido à necessidade de satisfazer cada vez mais os jogadores, a crescente sofisticação dos consoles e PCs e os custos das despesas com a equipe”, afirmou a Capcom aos seus acionistas.
A empresa afirmou ter elaborado uma estratégia para evitar prejuízos durante esse processo. Essa estratégia está intrinsecamente ligada ao sucesso das franquias e ao desempenho de vendas dos títulos anteriores.
“Preparamos um catálogo de jogos que serão lançados em médio e longo prazo para gerenciar o progresso e o investimento de forma proporcional. Quando desenvolvemos um jogo, calculamos sua escala baseado na performance dos anteriores, levando em conta critérios como o retorno do investimento e as condições do alinhamento de produção. Após isso, criamos um plano de vendas”, explicou a Capcom.
Esse planejamento significa que a Capcom fará uma avaliação rigorosa de cada projeto antes de autorizar sua produção, considerando o desempenho de vendas das franquias e o feedback dos jogadores para definir os próximos passos. Os lançamentos programados são fundamentais para equilibrar custos, gerando um fluxo de caixa que pode ser direcionado para outros projetos.
Essa abordagem estratégica da Capcom visa evitar os problemas enfrentados por outras produtoras, como Ubisoft e Warner Bros. Games. Contudo, essa situação pode ser desvantajosa para franquias que permanecem estagnadas na indústria dos games.
Atualmente, a Capcom tem concentrado esforços em títulos de sucesso como Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter. Entretanto, franquias como Mega Man, Breath of Fire, Dino Crisis, Marvel vs. Capcom, entre outras, continuam sem previsão de voltar ao mercado. O jogo Pragmata, um lançamento aguardado, também está nessa lista de incertezas.
Enquanto isso, a produtora está trazendo de volta a clássica série Onimusha com o lançamento de Onimusha: Way of the Sword e uma remasterização de Onimusha 2 para os consoles da nova geração. Os fãs também podem ficar atentos à prévia de Monster Hunter Wilds, uma das maiores apostas da Capcom para o final deste mês de fevereiro.