Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e fornecer recursos mais relevantes. Ao continuar navegando, você concorda com essa utilização, conforme detalhado em nossa Política de Privacidade

Governo cria projeto para integrar forças em desastres

Por Autor Redação TNRedação TN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou, nesta quinta-feira (13), o programa Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad). Este projeto visa aprimorar a resposta a desastres naturais através da colaboração entre os Corpos de Bombeiros Militares, as forças de segurança pública, a Defesa Civil e outras instituições encarregadas do gerenciamento de crises.

A iniciativa busca tornar a coordenação e o controle das operações mais . Para isso, o programa propõe uma padronização das diretrizes operacionais, assim como o monitoramento e diagnóstico dos desastres pelas forças envolvidas. Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, destacou a importância da integração: “Se acontecer uma enchente num determinado local do Brasil, por exemplo, essa rede estará pronta para atuar. Ela atuará de forma imediata, porque nós já estaremos coordenados, alinhados, e cada um já saberá seu papel naquele contexto. A resposta mais rápida. Na nossa visão, isso poupará vidas, além da integridade física e do patrimônio das pessoas”.

O programa também abrange apoio logístico para o transporte de meios e equipamentos, financiamento para cobrir diárias e passagens, e a aquisição de equipamentos necessários para unidades especializadas. Os recursos para o Respad serão provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A implementação do projeto ocorre em um cenário de crescente incidência de desastres naturais, como as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul e um elevado número de queimadas no Pantanal e na Amazônia, além de diferentes estados ao longo de 2024. “Nós temos que nos adiantar, o passado mostra que tudo pode se repetir; a mudança climática está fazendo com que a sociedade pague um preço muito alto. Portanto, o governo federal tem o dever de se preparar para isso, de se articular, para que a gente tenha financiamento, coordenação, para que a gente possa dar uma resposta muito mais rápida para a população”, afirmou Sarrubbo durante o lançamento do programa.

Tags: Segurança, Desastres, Governo, Brasil, Ajuda Fonte: www.cnnbrasil.com.br