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Novo Fiat Uno: tudo que sabemos sobre o modelo

Por Autor Redação TNRedação TN

O Fiat Uno está prestes a retornar ao mercado brasileiro, trazendo com ele uma série de novidades que prometem agradar aos fãs da marca. Recentemente, a montadora Fiat introduziu na Europa o novo Grande Panda, um hatch compacto que carrega um nome com tradição, além de um design que reinterpreta a primeira geração do modelo. Essa relação histórica entre Uno e Panda se remete à segunda geração de ambos os veículos, onde, em 2010, o Brasil recebeu a versão modernizada do Uno, enquanto na Europa o Panda se baseou em um projeto similar, porém com um refinamento superior.

Aparentemente, essa estratégia de adoção de nomenclaturas se repetirá em 2026, quando o novo Grande Panda, que já está sendo testado pelas ruas brasileiras, poderá dar origem ao sucessor do Fiat Argo. O nome Uno, sendo tão icônico no Brasil, é uma forte possibilidade, visto que possui um apelo similar ao que o Panda representa na Europa.

Aspectos relevantes do novo Uno brasileiro

  1. Substituição do Argo e possíveis mudanças no Mobi
    O Fiat Argo já está há quase oito anos no mercado e, durante esse tempo, não passou por modificações significativas. Por isso, a expectativa é que o novo Uno venha para assumir o seu lugar, embora uma renovação estética do Argo esteja prevista para 2025. Contudo, essa atualização pode não ser suficiente para prolongar a vida do modelo. Dada a nova estrutura da Stellantis, que posiciona a Fiat acima da Citroën, é possível que a produção do Mobi também seja descontinuada, deixando o Citröen C3 como a opção de entrada do grupo no Brasil.
  2. Modelo simplificado com escada no teto
    Recentemente, imagens de uma versão mais básica do Grande Panda na Europa circularam, chamando atenção por seu design com rodas de aço e acabamentos mais simples. Essa aparência sugere que esta versão pode se transformar no novo Uno, apresentando uma configuração mais básica, que será mais acessível para o mercado brasileiro.
  3. Preço mais acessível que a versão europeia
    Na Europa, o Grande Panda possui preços que variam entre 18.900 euros e 27.900 euros, o que, com a conversão atual, representaria algo entre R$ 113 mil e R$ 167 mil. Para o Brasil, onde a competitividade no segmento de hatch compactos é intensa, espera-se que o novo Uno tenha um preço inferior. A versão topo de linha deverá girar em torno de R$ 110 mil, então cortes de custo são esperados para se adequar ao mercado.
  4. Nome ainda não oficializado
    Embora internamente o projeto do novo modelo seja referenciado como F1H, há uma tendência nos bastidores de que ele seja chamado de Uno. No entanto, até o momento, o nome ainda não foi oficialmente confirmado, embora o peso da tradição o torne uma escolha preferida entre os projetistas.
  5. Possível sistema híbrido-leve como as versões Pulse e Fastback
    A Fiat tem planos de implementar uma versão eletrificada em cada um de seus modelos até 2028. Assim, espera-se que o novo Uno apresente uma opção híbrida, utilizando o sistema de 12V que já é utilizado nos modelos Pulse e Fastback.

Em resumo, as expectativas para o novo Fiat Uno são promissoras:

  • Substituição do Argo e um possível fim para o Mobi
  • Configurado para apresentar versões com escada no teto
  • Preço inferior ao da versão europeia
  • Nome Uno ainda em aguardando confirmação
  • Planejamento de uma versão híbrida leve

Com as inovações e a tradição do Fiat Uno, a presença deste novo modelo promete trazer boas surpresas ao mercado nacional. Que tal compartilhar suas expectativas sobre o novo Uno nos comentários abaixo?

Tags: Carros, Fiat, lançamento, Brasil, Automóveis Fonte: canaltech.com.br