A Royal Enfield Super Meteor 650, na versão testada Celestial, apresenta um banco com sissy bar (apoio para lombar do garupa) e para-brisa. Seu preço é de R$ 34.990, tornando-a uma das poucas opções acessíveis de motocicletas para aqueles que buscam aventuras nos finais de semana. Mas será que vale a pena toda essa espera?
As motocicletas custom estão em alta no Brasil. O segmento, popularmente conhecido por motos estilo "Harley-Davidson", registrou um crescimento significativo de vendas após a pandemia, com um aumento superior a 50% nas vendas acumuladas de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. A Royal Enfield contribuiu consideravelmente para esse crescimento, apresentando cinco modelos entre os dez mais vendidos do segmento. A Super Meteor 650, lançada em meados de 2024, já conta com uma fila de espera considerável.
As versões disponíveis incluem: Astral (R$ 33.990), Interstellar (R$ 34.490) e Celestial (R$ 34.990). Para saber se a Super Meteor 650 é tudo o que promete, o g1 realizou um teste detalhado, onde foram avaliados os principais pontos positivos e negativos do modelo.
Enquanto outras motos da Royal Enfield, como Hunter e Classic, estão disponíveis à pronta entrega, a Super Meteor pode levar até seis meses para chegar ao cliente. Isso ocorre devido a um estoque que esgotou rapidamente. “O estoque [de Super Meteor] que acreditávamos que duraria alguns meses, durou dias”, revela Gabriel Patini, diretor executivo da Royal Enfield para a América Latina.
A alta demanda e o tempo necessário para transporte da moto da matriz na Índia até o Brasil são os principais fatores por trás dessa demora. Inicialmente, a montadora não previu o volume de pedidos que a Super Meteor atrairia pós-lançamento, levando a produção indiana a abrir dois turnos adicionais para atender a demanda brasileira.
Além disso, o kit de peças é importado da Índia e montado na fábrica de Manaus (AM), o que gera um prazo de cinco meses para que o produto chegue às concessionárias.
Com a escassez de concorrentes acessíveis no mercado nacional, muitos consumidores estão "órfãos" de modelos semelhantes da Harley-Davidson, Honda Shadow e Suzuki Boulevard.
Apesar de apresentar um visual robusto, a Super Meteor 650 é considerada uma moto de entrada entre as customs. Seu motor tem apenas 648 cilindradas, em comparação com as motos premium que frequentemente têm propulsores de 1.800 cilindradas ou mais. Com 47 cv de potência, a moto se mostra adequada para iniciantes, oferecendo um desempenho suave e progressivo que não causa sobressalto durante acelerações.
A Royal Enfield Super Meteor 650 é mais leve do que muitas das grandes estradeiras, representando uma opção interessante para iniciantes. No entanto, ao comparar com a Kawasaki Eliminator 500, a Super Meteor se destaca pelo peso: são 241 kg, o que é 65 kg a mais que sua concorrente.
O peso faz com que manobras em alta velocidade possam ser desafiadoras, especialmente para aqueles menos experientes. Com um câmbio de seis marchas, a moto proporciona uma resposta favorável ao piloto em velocidades mais baixas e controla melhor a vibração do motor nas altas. Contudo, há queixas sobre a dificuldade em ultrapassagens devido às engrenagens mais longas.
A posição avançada do comando de marcha pode limitar a agilidade em curvas, algo notado durante testes em trânsito intenso. Embora a Super Meteor tenha um guidão largo, ela enfrenta dificuldades em ambientes urbanos estreitos.
O projeto da Super Meteor, que a torna um pouco mais larga, possibilita que os iniciantes tenham uma experiência de pilotagem segura e sem sustos nas cercanias. A moto se destaca por não vibrar excessivamente em ponto morto e possui um sistema de freios eficaz com ABS nas rodas.
Entretanto, sua estabilidade em altas velocidades pode ser um problema. A partir de 120 km/h, a moto começa a apresentar "shimmy", um fenômeno perigoso de oscilação. Isso é preocupante e destaca a preocupação com a distribuição de massa no design da moto.
Embora o sistema de suspensão seja invertido, teoricamente ajudaria a evitar esse fenômeno, os usuários relataram instabilidade notável.
A Royal Enfield Super Meteor 650 é uma moto adequada para aqueles que buscam conforto e boas experiências em viagens sem grandes pretensões esportivas. Para um consumidor que deseja uma moto para passeios tranquilos nos finais de semana, a Super Meteor pode ser uma opção acessível e cheia de histórias para contar.