A Castelões Cantina e Pizzaria completou 100 anos em 2024, mantendo-se no mesmo endereço desde sua fundação, no Brás, em São Paulo. Os fundadores Vicente Donato e Ettore Siniscalchi iniciaram o negócio por meio da paixão pelo futebol. Eles, juntamente com funcionários de indústrias da região, se reuniam após as "peladas" para saborear pizzas. O sucesso dessas reuniões levou os amigos a abrir a pizzaria em 1924, tornando-se sócios.
Relíquias serão revitalizadas
Itens originais da Castelões serão restaurados. "O plano é revitalizar alguns itens, o que levará o cliente aos primeiros anos da Castelões. A ideia é proporcionar uma verdadeira experiência aos consumidores", afirma Fábio Donato, de 52 anos, atual proprietário e terceira geração da família no comando da pizzaria. Dentre os itens a serem revitalizados estão uma geladeira de madeira, o balcão original e caixas registradoras. Fábio também possui coleções deixadas pelo avô, como de latas de azeite, uísques e vinhos raros.
"São itens icônicos que fazem parte da minha vida. Quando eu chegava, ainda pirralho, na cantina, meu pai me colocava em cima do balcão", recorda Fábio Donato.
Algumas reformas estão em andamento, como a melhoria dos banheiros, o nivelamento do piso e a instalação de um visor no forno. "Essas reformas estão sendo realizadas gradativamente, para não interferir no funcionamento do local", explica Fábio. O término das melhorias está previsto para julho.
Como tudo começou
A história da Castelões se inicia em um campinho no Brás, onde Vicente Donato, um brasileiro filho de italianos, e Ettore Siniscalchi, um italiano de Benevento, jogavam futebol com amigos três vezes por semana. Após os jogos, a confraternização incluía refeições, onde cada um levava o que podia. "Eles traziam pão, queijo, frios e vinho. Depois começaram a preparar frango a passarinho em um fogareiro. Logo depois, experimentaram fazer pizza. Esses encontros aconteciam exatamente no local onde hoje é a Castelões", diz Fábio.
Com tanta demanda por pizzas, Donato e Siniscalchi decidiram empreender e abriram a Castelões em 1924, nomeado em homenagem ao time de futebol que jogavam.
Para fazer pizzas, foi preciso construir um forno à lenha. "O primeiro não deu certo, mas o segundo, grande o suficiente para muitas pessoas, funcionou perfeitamente. O pedreiro Pedro Rosário, que construiu o forno, se tornou o primeiro pizzaiolo da Castelões, permanecendo na empresa até o final da década de 1950", narra Fábio.
História de expansão
Em 1935, os sócios adquiriram a casa ao lado para expandir a pizzaria. Em 1950, Siniscalchi vendeu sua parte na Castelões após mudar-se para o Rio de Janeiro. Vicente Donato, que teve seu legado finalizado em 1987, foi sucedido por seu filho João, que havia começado a trabalhar no local em 1956. Após o falecimento de João em 2014, Fábio, que trabalhava no negócio desde seus 15 anos, passou a ser o proprietário e pizzaiolo. Desde 2022, sua namorada, Claudia Pinho, é responsável por parte da cozinha, especialmente as sobremesas e coberturas das pizzas.
"Minhas primeiras lembranças da Castelões são de ajudar meu pai a selecionar linguiças. Elas eram preparadas pela família e penduradas para secar. Lembro de separá-las ao lado dele", relembra Fábio Donato.
Pizzas icônicas
A pizza Castelões é a mais popular do cardápio, que conta com 18 sabores. "As pizzas nos ajudam a contar a história da casa e também das pizzas no Brasil", declara Fábio. A Castelões, feita com muçarela especial e coberta com fatias de calabresa de fabricação própria, custa R$ 136. "Não adianta ter muitas variações. Cliente que é cliente vem aqui comer a Castelões", afirma.
Embora a maioria das receitas tenha raízes tradicionais, Fábio ressalta que, por meio de melhorias, as pizzas se adaptaram ao gosto contemporâneo, preservando o sabor clássico. Mensalmente, a Castelões vende cerca de 1.500 pizzas e está disponível no delivery via Ifood.
Evolução e tradição
A importância da modernização sem perder a essência é crucial. "Para marcas tradicionais como a Castelões, evoluções são necessárias, contanto que o diferencial que a tornou uma referência no mercado seja preservado", comenta Alexandre Giraldi, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Oportunidades para a Castelões incluem a criação de um ambiente que conte a história centenária da marca, através de quadros, textos e fotos, fortalecendo a conexão com novos clientes. Nas redes sociais, executar vídeos e postagens que celebrem essa herança seria benéfico.
A sucessão em empresas familiares deve ser planejada. A preparação do sucessor é fundamental, conforme destaca Giraldi, que sugere envolver o sucessor em todas as etapas do negócio para garantir uma transição bem-sucedida e que ele desenvolva uma verdadeira paixão pela empresa.