O alerta do Inmet é válido até a manhã desta terça-feira (28), e prevê chuvas que podem ir de 20 até 50 milímetros durante o dia, além de ventos que podem chegar aos 60 km por hora.
Mais de 600 cidades de Minas Gerais estão sob alerta amarelo de chuvas intensas para esta terça-feira (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre os municípios da lista estão Belo Horizonte e outras cidades da Região Metropolitana como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Sabará.
O alerta é válido até a manhã desta terça-feira, e prevê chuvas que podem ir de 20 até 50 milímetros durante o dia, além de ventos que podem chegar aos 60 km por hora.
Desde o início do período chuvoso no estado, em setembro de 2024, Minas Gerais registrou 26 mortes em decorrência dos temporais. Ao todo, são 3.579 pessoas desalojadas e 421 desabrigadas. Os números são do boletim da Defesa Civil estadual, divulgado nesta manhã.
No fim da tarde desta segunda-feira (27), um temporal atingiu quase todas as regionais de Belo Horizonte. Em alguns bairros houve registro de chuva de granizo, alagamentos nas principais avenidas e queda de árvores. A capital segue sob risco geológico vermelho até esta sexta-feira (31).
Uma dessas ocorrências aconteceu no bairro Palmeiras, na Região Oeste, uma das mais afetadas pelo temporal em BH na noite desta segunda-feira.
Uma árvore de grande porte caiu sobre o portão e garagem de um condomínio na Rua Darcílio de Miranda. Ninguém se feriu. Moradores do condomínio afirmaram que o Corpo de Bombeiros foi acionado e a remoção deverá ocorrer ao longo desta terça-feira.
"Não dá para calcular ainda o prejuízo, só amanhã depois da retirada da árvore que vamos ter uma noção dos gastos", disse a síndica do prédio, Carla Alves.
Risco geológico é a identificação e caracterização de áreas sujeitas a perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza, como a chuva, de acordo com o órgão federal Serviço Geológico do Brasil (SGB). São áreas mais propícias a deslizamentos de terra e desabamentos. O solo encharcado por causa das chuvas recorrentes aumenta o risco geológico. Ao emitir esse alerta, a Defesa Civil recomenda atenção ao grau de saturação do solo e a sinais nas construções, como trincas e rachaduras.
Caso sejam observados alguns sinais de alerta, saia imediatamente do imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e Telegram no endereço defesacivilbh.